A sonoridade do LP "Coisas": auralidade e visualidade na obra de Moacir Santos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.217105

Palavras-chave:

Música Popular, Sonoridade, Moacir Santos, LP Coisas

Resumo

Este trabalho analisa a sonoridade do LP Coisas (1965), de Moacir Santos (1926 – 2006), enfocando aspectos rítmicos, instrumentais, formais e harmônicos, percebidos por meio de audições e transcrições dos fonogramas. Em complemento à análise dos componentes musicais, também são abordados os aspectos visuais do LP. Esses dados e as análises produzidas a partir deles objetivam estabelecer conexões entres os aspectos aurais e visuais do disco. Desse modo, a pesquisa busca apresentar um conjunto de evidências com potencial para contribuir criticamente na reflexão sobre as possibilidades de escuta e compreensão da obra de Santos, explorando a noção de dupla dimensão que envolve o LP, articulada nos âmbitos aurais e visuais.

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Biografia do Autor

  • Fábio Lima Marinho Gomes, Universidade Estadual do Paraná

    Mestre em Música (PPGMUS/UNESPAR) na Linha de Música, Cultura e Sociedade, Bacharel em Música Popular (FAP/UNESPAR) e Bacharel em Humanidades (IHAC/UFBA)

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

A sonoridade do LP "Coisas": auralidade e visualidade na obra de Moacir Santos. (2023). Revista Música, 23(2), 205-232. https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.217105

Dados de financiamento