Batuque de nação Ijexá: uma proposta de adaptação para guitarra elétrica
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v24i1.225676Palavras-chave:
Guitarra Elétrica, Adaptação, Ijexá, IorubáResumo
O presente artigo aborda quatro modelos de adaptação de toques e rezas do Batuque do Rio Grande do Sul para a guitarra elétrica, a partir do estudo de elementos da tradição e da língua Yorùbá presentes nessa prática religiosa. Para isso, o autor se debruça sobre aspectos tonais da língua, dos quais são depreendidas claves, ou pequenos fragmentos rítmico-melódicos sobre os quais se estrutura a prática musical, utilizadas nas adaptações deste trabalho. Cada um dos quatro modelos explora diferentes abordagens de adaptação das claves para a guitarra, baseadas no ritmo, na variação das alturas e na possibilidade de sobreposição de duas claves, apresentando exemplos transcritos e detalhando cada um dos procedimentos. Este trabalho busca contribuir para o estudo da guitarra elétrica, cuja origem e sistematização são estadunidenses, a partir de uma perspectiva de elementos culturais afro-brasileiros, com a intenção de expandir o estudo deste instrumento a partir de perspectivas não hegemônicas.
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