Entre o samba e o pensamento feminista negro: práticas de autodefinição em canções sobre o amor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v24i1.225767

Palavras-chave:

Raça, Gênero, Epistemologias afrodiaspóricas

Resumo

Este artigo aborda as práticas de autodefinição em canções de samba compostas e cantadas por mulheres negras, a partir das obras de Dona Ivone Lara e de Leci Brandão sobre relações afetivo-sexuais. Fundamentada pelo pensamento feminista negro e por epistemologias afrodiaspóricas, a análise realiza um espelhamento entre as formas de construção da sujeita eu lírica presentes nas letras das canções e um panorama de experiências compartilhadas por mulheres negras no campo afetivo-sexual, marcadas pelo entrecruzamento das opressões de raça, gênero e classe. Por meio da interação entre essas duas dimensões, sistematizo as contribuições das obras poético-musicais de Dona Ivone Lara e de Leci Brandão para o acervo do pensamento feminista negro brasileiro, evidenciando os pontos de convergência e particularidades de cada uma em suas práticas de autodefinição, de afirmação feminina negra e de restituição de humanidade para mulheres negras.

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Biografia do Autor

  • Lucianna Furtado, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora e mestre em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG), graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Professora substituta do Departamento de Comunicação Social (DCS-UFMG). Integrante do Coragem - Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero.

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Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático: Música e relações étnico-raciais

Como Citar

Entre o samba e o pensamento feminista negro: práticas de autodefinição em canções sobre o amor. (2024). Revista Música, 24(1), 29-62. https://doi.org/10.11606/rm.v24i1.225767