Considerações sobre a música e sua práxis
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v1i2.55000Resumo
Pensar a música como expressão do mundo é tema antigo: ao que consta, Pitágoras (de quem só se conhece o que dele disseram seus discípulos) insistia na idéia de um mundo regulado pela harmonia musical. A racionalidade estaria no âmago do cosmos, assim como se podia inferir da teoria dos harmônicos. A idéia, pois, não é sequer moderna; mas aparece como uma das mais controvertidas, e por uma razão que nem sempre parece ter sido levada na devida conta: a natureza da música em face de seu próprio ser. Refiro-me à música enquanto práxis.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1990-11-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1990 Enio Squeff
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Considerações sobre a música e sua práxis. (1990). Revista Música, 1(2), 47-58. https://doi.org/10.11606/rm.v1i2.55000