Análise do Coral "Em Memória de Meu Pai" de Camargo Guarnieri
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v4i1.55051Resumo
O coral "Em memória de meu pai" de Camargo Guarnieri foi composto a 24 de agosto de 1973. Apesar da sua brevidade (38 compassos), configura-se como uma das obras mais significativas e representativas da produção coral do autor. Nela podemos sentir a sua emotividade (contida, é bem verdade, mas ...) sempre presente; o extraordinário aprimoramento técnico, responsável pela posição que ocupa no cenário musical das Américas, além daquela postura avessa ao exibicionismo, marca patente que tão bem encobre o virtuosismo e faz da sua música (esteticamente nada fácil) um primor de simplicidade.
Downloads
Referências
ALALEONA, Domingos. História da Música. Tradução, ampliação, Capítulos Originais sobre Música Contemporânea e Música no Brasil: Prof. 1. C. Caldeira Filho. São Paulo, Ed. Record, s/d.
ANDRADE, Mário de. Pequena História da Música. São Paulo, Livraria Martins Editora, 1944.
BORBA, Tomás & GRAÇA, Fernando Lopes, Dicionário de Música. Lisboa, Ed. Kosmos, 1962.
CORRÊA, Sérgio Vasconcellos. Introdução à Harmonia. São Paulo, Ricordi Brasileira S.A.E.C., 1975.
SUNOL, Dom Gregório Ma., Rvmo, P. Abad, O.S.B. Método Completo de Canto Gregoriano (Según Ia Escuela de Solesmes), 9a. ed., Monastério de Montserrat, 1952.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 1993 Sérgio Vasconcellos Corrêa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).