Problemas Estéticos e Sociológicos da Música Eletroacústica
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v10i0.61757Resumo
Este artigo trata do problema estético da liberdade de criação, que parece estar no centro de qualquer reflexão teórica sobre esta instituição que é o estúdio de música eletrônica e constituir o dado fundamental, senão determinante, de sua política. Os poderosos novos meios mnemotécnicos, que são para o pensamento musical a gravação eletromagnética do som sobre fita, seguida pela retenção de suas coordenadas na memória digital, já tiveram em parte - e teoricamente deveriam ter a longo prazo - a mesma influência que tiveram outrora a escrita musical primeiro e depois a técnica da edição musical sobre a evolução do pensamento, da produção e da distribuição musicais. Por isso, é necessário que uma reflexão atenta embase a política daqueles que têm a responsabilidade institucional desses meios.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1999-12-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1999 Herman Sabbe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Problemas Estéticos e Sociológicos da Música Eletroacústica. (1999). Revista Música, 10, 211-215. https://doi.org/10.11606/rm.v10i0.61757