A difusão da tablatura para teclados e o exercício cortesão da arte da música no Renascimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v17i1.144610Keywords:
Renascimento, Retórica musical, studia humanitatis, teclados históricos, tablaturaAbstract
O presente artigo pretende examinar a produção de livros de partituras, manuais e tratados de música impressos ao longo do Renascimento, especialmente na Itália, na perspectiva do seu público leitor. Assunto celebrado por diversos e relevantes autores humanistas, a música goza naquela cultura de um múltiplo entendimento e finalidade. Seu exercício cortesão e profissional bem como seus respectivos meios e justificativas são analisados a partir das referidas edições – das quais se destacam as de musica prattica em partitura e tablatura. É relevante para tal empresa o conhecimento tanto do aparato retórico que as acompanha quanto do decoro das mesmas em função do seu estatuto liberal – ou não – e tais questões são o objeto da seguinte discussão.
Downloads
References
ARISTÓTELES. Ars Poética. Edición Trilingüe por Valentín García Yebra. Madrid: Editorial Gredos, 1974.
ARISTÓTELES. De Anima. Tradução de Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Ed. 34, 2006.
ARISTÓTELES. Política. Tradução de Nestor Chaves. Bauru: Edipro, 2009.
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Paulo Farmhouse Alberto, Manuel Alexandre Junior e Abel Do Nascimento Pena. Lisboa: Martins Fontes, 2012.
ARTUSI, Giovanni Maria. L’arte del Contraponto – facsímile – Veneza, 1586. Bologna: Forni Editore, 1980.
ARTUSI, Giovanni Maria. L`Artusi overo delle imperfettioni della moderna musica. Fac-símile – Veneza, 1600. Bologna: Forni Editore, s/d.
BERMUDO, Juan. Declaracion de instrumentos musicales. Fac-símile – Valladolid, 1555. Maxtor Editorial, 2009.
BOECIO. Sobre el fundamento de la música. Madrid: Gredos, 2009.
CASTIGLIONE, Baldassare. O Cortesão. Trad. Carlos N. M. Louzada. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
DIRUTA, Girolamo. Il transilvano dialogo sopra il vero modo di sonar organi, et istromenti da pena – Fac-símile –Veneza, 1593 e 1609. Bologna: Forni Editore, 1960.
EXÍMENO, Antonio. Del origen y reglas de la musica, con la historia de su progresso, decadência y restauracion. Fac-símile – Madrid, 1774. Maxtor Editorial, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Delphim Rezende Porto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).