Imitação de Retóricas Latinas na Concepção de Gêneros e Estilos da Musica Poetica
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v14i1.115250Palabras clave:
Retórica Musical, Musica Poetica, Estilo, GêneroResumen
A vinculação entre a música e as artes do trivium remonta a uma tradição antiga. Contudo, foi na pena de escritores luteranos do início do século XVII que a música e a palavra se aproximaram de maneira sistemática, de modo que a primeira passou a ser entendida como arte persuasiva, sujeita a regras gramáticais e retóricas. A transferência destes preceitos verbais para a composição musical se deu de maneira cada vez mais intensa a partir do século XVI, perdurando até o fim do séc. XVIII. Essas transposições formaram a base da teoria de composição musical conhecida no mundo luterano como musica poetica. Neste artigo, concentrar-nos-emos na teoria retórica dos gêneros e estilos musicais, como compreendida em preceptivas seiscentistas e setecentistas. Mostraremos como a musica poetica foi se aproximando dos ideais retóricos humanistas e como esta aproximação colaborou para consolidar a ideia de música como linguagem, no final do séc. XVIII.
Descargas
Referencias
ANÔNIMO. Retórica a Herênio. Trad. Angélica Chiapetta. São Paulo: Hedra, 2005
DAMMANN, ROLF. Der Musikbegriff im Deutschen Barock. Laaber: Laaber Verlag, 1995
FORKEL, Johann Nikolaus. Allgemeine Geschichte der Musik (Leipzig, 1788-1802). Laaber: Laaber Verlag, 2005
KIRCHER, Athanasius. Musurgia Universalis sive Ars magna Consoni et Dissoni (Roma, 1650). Hildesheim: Georg Olms, 1999.
KIRNBERGER, Johann Philipp. Die Kunst des reinen Satzes in der Musik (Berlin, 1771-1779). Laaber: Laaber Verlag, 1987
MATTHESON, Der Vollkommene Capellmeister (Hamburgo, 1739). Kassel: Bärenreiter, 1991
MONTEVERDI, Claudio. Madrigali Guerrieri e Amorosi (Veneza, 1638). Wien: Universal, 1990
PAOLIELLO, Noara. Os Concertouvertures de Georg Philipp Telemann: um estudo dos Gostos Reunidos segundo as preceptivas setecentistas de Estilo e Gosto. Dissertação: ECA-USP, 2011
SCACCHI, Marco. Breve Discorso sopra la musica moderna (Varsóvia, 1649). In: PALISCA, Claude. Studies in History of Italian Music Theory. Oxford: Clarendon, 1994, p. 88-145
QUINTILIANO. Institutio Oratoria . Trad. H. E. Butler. London: Harvard University Press, 1936 (Loeb Classical Library
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Monica Lucas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).