v. 19 n. 1 (2019): Bicentenário de Clara Schumann (1819-2019), uma reflexão sobre a atuação e a visibilidade das mulheres na música

					Visualizar v. 19 n. 1 (2019): Bicentenário de Clara Schumann (1819-2019),  uma reflexão sobre a atuação e a visibilidade das mulheres na música

Editora Convidada: Eliana Monteiro da Silva 

Inspirada pelo bicentenário de Clara Schumann, por pesquisas como a realizada por Ashley Fure em 2016 para comemorar os 70 anos dos Cursos de Férias de Darmstadt, na Alemanha - em que foi quantificada a presença de mulheres em diversas áreas do evento nas edições anuais[5] -, por encontros temáticos como “Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13º Women’s Worlds Congress” (2017), “III Coloquio Ibermúsicas sobre investigación musical: Música y mujer en Iberoamerica” (2017), “Simpósio A produção musical e sonora de mulheres: reflexões sobre processos e práticas a partir de uma perspectiva decolonial” (ANPPOM, 2018), entre outros, bem como pela atuação de grupos militantes pela maior visibilidade da mulher na música, tais como rede “Sonora - músicas e feminismos”, “Asociación mujeres en la música”, “Feminoise Latinoamérica”, para citar alguns, a Revista Música convida pesquisadoras e pesquisadores a submeter artigos para um dossiê sobre conquistas e dificuldades da mulher na música de concerto da América Latina, estendendo-se às demais formas de apresentação como arte sonora, música eletroacústica, instalações e outras vertentes.

Publicado: 2019-07-07

Edição completa

Artigos

  • Apresentação

    Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles
    7-8
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.159662
  • "Ascendeu a Estrela Dalva num facho de branca luz": os sistemas de cantoria da Folia de Reis dos Prudêncio de Cajuru-SP

    Priscila Maria Ribeiro
    10-40
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.151347
  • Fonosferas da Antiguidade: o campo lítero-musical

    Tiago Eric de Abreu
    41-67
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.155322
  • Economia de marcações: a relação entre intérprete e compositor a partir dos prelúdios para cravo franceses dos séculos XVII e XVIII

    Pedro Ribeiro Cardoso
    68-80
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.154136
  • Geograficidades musicais: pensando através do álbum A Hard Day's Night Pensando a través del álbum A Hard Day's Night

    Jucimara Pagnozi Voltareli, Cláudio Benito Oliveira Ferraz
    81-98
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.153535
  • Elementos composicionais constitutivos de quatro peças de diferentes gêneros ao longo da obra de Dominguinhos

    Paulo Santos
    99-117
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.152213
  • Dossiê temático: notas da editora convidada

    Eliana Monteiro da Silva
    118-122
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.159663
  • Clara Schumann e Teresa Carreño

    Nilceia Baroncelli
    123-131
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158108
  • O Grupo Chiquinha Gonzaga e a composição "Atraente": narrativas biográficas

    Rodrigo Cantos Savelli Gomes
    132-148
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.157732
  • Ópera, raça e gênero sob o ponto de vista de artistas negras/os

    Antonilde Rosa, Andréa Albuquerque Adour da Câmara
    149-172
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158115
  • Eunice Katunda: o caminho incerto de um gênio certo

    Iracele Vera Livero de Souza
    173-196
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158340
  • Género, politica y espacio: Estudio sobre la actuación de Celia Torrá en el Teatro Colón de Buenos Aires como compositora y directora de orquesta

    Romina Dezillio
    197-219
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158140
  • Feminismo e política na música erudita no Brasil

    Thais Fernandes Santos
    220-240
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158102
  • Asociaciones y otras entidades de mujeres y música en España: honrar el pasado mirando al futuro

    Carmen Cecilia Piñero Gil
    241-254
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.157989
  • Reflexões sobre sociabilidades digitais e “outras” e ciberfeminismos em três iniciativas na música

    Isabel Nogueira, Tania Mello Neiva, Camila Durães Zerbinatti
    255-277
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158127

Resenhas

  • La Musica Para Clara [A música para Clara]: Resenha do livro de elizabeth subercaseaux

    Eliana Monteiro Silva, Amilcar Zani, Heloisa Fortes Zani
    279-288
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.157953
  • Resenha do livro Eunice Katunda: musicista brasileira, de Carlos Kater

    Marisa Milan Candido, Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva
    289-298
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158096

Entrevista

  • A contribuição das compositoras brasileiras à canção e ao feminismo: Entrevista com Carô Murgel

    Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva
    300-309
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158378

Partitura

  • Pendule, para trio de flauta, violoncelo e piano comentário sobre a obra

    Patricia de Carli
    311-315
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158112
  • A respeito de i-131: notas da compositora para uma possível escuta

    Valéria Muelas Bonafé
    316-326
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158110