v. 20 n. 1 (2020): Dossiê Sonologia

					Visualizar v. 20 n. 1 (2020): Dossiê Sonologia

A edição de julho de 2020 da Revista Música (v. 20 n. 1)  é dividida em duas partes: a primeira apresenta 9 trabalhos em várias áreas de pesquisa em Música: Performance, Educação Musical, Musicologia, Etnomusicologia e Análise Musical. 

A segunda parte é dedicada ao Dossiê Sonologia, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Iazzetta, contendo 10 trabalhos sobre aspectos da interação entre seres humanos e dispositivos tecnológicos na produção, armazenamento e veiculação de sons.

Destaque ainda para a entrevista com a pianista Sônia Rubinsky, renomada intérprete da música de Heitor Villa-Lobos, contando aspectos de sua formação musical e discutindo a interpretação das peças de piano de Ernesto Nazareth.

------------------------------------------------

Dedicamos esta edição à memória de Naomi Munakata (1955-2020), Alexandre Pascoal (1938-2020), Josette Feres (1933-2020), Martim Lutero Galati (1953-2020), Aldir Blanc (1946-2020), Antônio José Augusto (1964-2020) e tantos outros colegas, amigos e amigas que nos deixaram recentemente.

 

 

Publicado: 2020-07-13

Edição completa

Editorial

  • Editorial

    Paulo de Tarso Salles
    ix-xii
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.172223

Entrevista

  • Entrevista com Sônia Rubinsky

    André Repizo Marques
    501-516
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.169755

Artigos

  • A narratividade da cantora-atriz Martha Herr em Cantos de Tim Rescala

    Fausto Borém, Ilza Nogueira
    1-38
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.168887
  • Criação do jogo para corais infantis

    Rafael Keidi Kashima
    39-58
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.169754
  • Indigenismo musical na Colômbia uma aproximação à obra de Jesus Pinzón Urrea (1928-2016), Raúl Mojica Mesa (1928-1991) e Manuel José Benavides (1931)

    Juan Francisco Arboleda Obando
    59-96
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.169713
  • A interligação da polivalência com a interdisciplinaridade e o ensino integrado das artes

    Daiane Solange Stoeberl da Cunha, Sonia Albano de Lima
    97-120
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.167859
  • Heitor Villa-Lobos e a “Embaixada Artística Brasileira” na Argentina (1940)

    Loque Arcanjo
    121-150
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.169940
  • Recordando a compositora e musicóloga Graciela Paraskevaídis aos 80 anos de seu nascimento

    Eliana Monteiro da Silva, Amilcar Zani
    151-176
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.167100
  • O candombe uruguaio em obras para violão elementos para uma performance culturalmente informada

    Marcos Matturro Foschiera, Flavio Terrigno Barbeitas
    177-218
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170193
  • Análise da sonoridade em peças para piano uma abordagem a partir da performance

    Bibiana Bragagnolo, Didier Guigue
    219-248
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.168644
  • O cantor-ator uma revisão da bibliografia norte-americana sobre a atuação cênica do cantor lírico

    Cristine Bello Guse
    249-274
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.169100
  • Eu e o Outro, Dentro e Fora Dossiê Sonologia 2019 (versão bilíngue)

    Fernando Iazzetta, Davi Donato, Henrique Souza Lima, Valéria Bonafé
    277-294
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.172305
  • Som não é uma coisa em si, e sim o transporte de coisas que vazam

    Rodolfo Caesar
    295-308
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170730
  • Orquestra Errante uma prática musical entranhada na vida

    Rogério Luiz Moraes Costa
    309-328
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.171957
  • Arquivos sonoros em tempos de guerra a troca de discos entre Discoteca Pública Municipal de São Paulo e Archive of American Folk Song da Biblioteca do Congresso

    Biancamaria Binazzi
    329-356
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.171397
  • The use of an interactive music system as an aid for exploring sound in music education in a rural area

    Mario Alberto Duarte-García, Emma Wilde, Rodrigo Cortez, Jorge Rodrigo Sigal
    357-380
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170736
  • A música não é suficiente A apropriação da categoria "arte sonoro" na Argentina.

    Mene Savasta Alsina
    381-400
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170852
  • Novos ruídos, novas vozes

    Martina Raponi
    401-432
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170779
  • Respostas impulsivas do cidadão Espaços de protesto na cidade e câmaras de eco

    Elsa Lankford
    433-452
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.172157
  • Ruralidades, o experimento recuperando o espaço sonoro

    Bartira de Sena e Souza
    453-472
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.172218
  • Cultura de escuta em fones de ouvido entrelaçamentos e contingências

    Julián Jaramillo Arango, Paulo Assis Barbosa, Esteban Astorga
    473-492
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.172212
  • Políticas da escuta feminismos e construção de comunidades

    Lílian Campesato
    493-500
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.172299