Imagem-movimento, imagem-tempo: filosofia das imagens, tecnologia e seus atravessamentos na criação sonoro-visual
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7625.rm.2025.237377Palavras-chave:
Música acusmática, Filosofia das imagens, Música e imagem, Processos criativos, TimestretchResumo
Este artigo apresenta o relato do processo criativo de Peça x, peça acusmática espelhada em experimentações visuais em desenho e pintura. O relato vem acompanhado de reflexões teóricas que passam pela filosofia das imagens, desenvolvida por Gilles Deleuze e retomada por Anne Sauvagnargues, com foco nos conceitos de imagem-movimento e imagem-tempo. Filosofia, tecnologia, imagens sonoras e imagens visuais se contaminam, delineando o que entendo como o processo de criar uma obra. A composição é compreendida como um agenciamento de múltiplas imagens que se esbarram e transformam mutuamente, estruturando um percurso rizomático de criação. As imagens visuais que acompanham o texto não são ilustrativas, mas constituem discurso não verbal paralelo à palavra e ao som. A composição é feita como colagem, combinação e recombinação de imagens que são picotadas, comprimidas, esticadas e sobrepostas. Assim como com a filosofia, conceitos técnicos que provém de literatura que trata especificamente do áudio digital aparecem ao longo do texto, contextualizando certos procedimentos utilizados, especialmente o recurso de timestretch. A intenção aqui, no entanto, não é apresentar um estudo técnico das ferramentas, e sim demonstrar como alguns poucos recursos contém em si possibilidades criativas variadas, bem como são alimento para a poética. O foco da pesquisa está no caminho: trajetória ramificada, que extrapola os limites do e deste texto, sendo as constantes descobertas feitas no percurso o motor para o movimento criativo.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. Matéria e Memória: Ensaio sobre a Relação do Corpo com o Espírito. Trad: Paulo Neves. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BURK, Phil; POLANSKI, Larry; REPETTO, Douglas; ROBERTS, Mary; ROCKMORE, Dan. Music And computers: A Theoretical and Historical Approach. New York: Columbia University Press, 2011.
CAESAR, Rodolfo. O Som como Imagem. IV Seminário Música Ciência Tecnologia: Fronteiras e Rupturas. São Paulo: ECA - USP, 2012.
CAESAR, Rodolfo. Fábulas para a Escuta. Rio de Janeiro: Numa Editora, 2024.
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 1999
DELEUZE, Gilles. Cinema 1 - A Imagem-movimento. São Paulo: Editora 34, 2018.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2 - A imagem-tempo. São Paulo: Editora 34, 2018.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
FERRAZ, Silvio. Deleuze, Música, Tempo e Forças Não Sonoras. Ouro Preto: Artefilosofia n. 9, 2010.
FERRAZ, Silvio. tempo-música, música tempo: as colisões de Chronos-Caos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2025.
DRIEDGER, Jonathan; MüLLER, Meinard. A Review of Time-Scale Modification of Music Signals. Applied Sciences, v. 6, n. 2, p. 57, fev. 2016. Multidisciplinary Digital Publishing Institute.
ELLIS, Dan. Lecture 9: Time & Pitch Scaling. Columbia University: [s.n.], 2014. Disponível em: <https://www.ee.columbia.edu/~dpwe/e4896/lectures/E4896-L09.pdf>. Acesso em: 16/04/2025.
IAZZETTA, Fernando. A Imagem que se Ouve. In: PRADO, Gilbertto; TAVARES, Monica; ARANTES, Priscila (org.). Diálogos Transdisciplinares: Arte e Pesquisa. São Paulo: ECA/USP, 2016, p.376 - 395.
MARTINS, Fellipe Miranda. Estudo exploratório de processos de transformação sonora a partir de Trevor Wishart: reinvenção e tradução para o ambiente SuperCollider. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música, 2020.
PADOVANI, José Henrique. O instrumento imaginário: o paradigma instrumental na criação musical. XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Campinas, 2017
ROADS, Curtis. Microsound. Cambridge, Massachussets: The MIT Press, 2001.
ROSSETTI, Danilo. Das imagens à criação de formas sonoras: Uma possível epistemologia dos processos de análise e composição com suporte computacional. Revista Vórtex, Curitiba, v.6n.2, 2018, p.1-27.
RANIERE, Edio; HACK, Lilian. Somos nada mais que imagens: Entrevista com Anne Sauvagnargues. Revista Polis e Psique, Porto Alegre, RS, v. 10, n. 1, p. 6- 29, mar. 2020.
REISS, D. Joshua; MCPHERSON, P. Andrew. Audio Effects: Theory, Implementation and Application. 1 edition. ed. Boca Raton: CRC Press, 2014.
SAUVAGNARGUES, Anne. Deleuze et l’art. Paris: Presses Universitaires de France, 2005
SAUVAGNARGUES, Anne. Artmachines. Edinburgh University Press, 2016.
SIMONDON, Gilbert. A individuação à luz das noções de forma e de informação. São Paulo: editora 34, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Giovanna Lelis Airoldi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).