O fluxo de trabalho do som no audiovisual: relatos de duas professoras universitárias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7625.rm.2025.237465Palavras-chave:
prática sonora audiovisual, processo de criação sonora, ensino audiovisual, mulheres sonidistasResumo
O presente trabalho busca, por um lado, apresentar de maneira introdutória como se dá o processo de criação do som audiovisual, descrevendo as funções e processos da maneira como se dão na realidade do mercado cinematográfico. Enfatiza também o potencial criativo do som e apresenta metodologias não necessariamente predominantes, mas que podem favorecer um papel ativo do som na construção narrativa e dramática. Neste sentido, traremos dois relatos de processos criativos sonoros: Kira Pereira abordará seu trabalho em Pasajeras (Fran Rebelatto, 2021), em que fez parte da criação do design de som e realizou a captação de som direto; e Marina Mapurunga trará o relato de sua participação em Café com Canela (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2017), na qual assina como diretora de som, tendo participado da concepção do design de som e executado a edição de som. Permeiam a discussão a relação entre prática docente e prática audiovisual, bem como reflexões sobre ser mulher no mercado audiovisual e na área de som em específico.
Downloads
Referências
ABBATE, Carlos. Como fazer o som de um filme. Trad. Eliana Müller. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Libraria, 2015.
AMENT, Vanessa T. The foley grail: the art of performing sound for film, games, and animation. Burlington: Focal Press, 2009.
CHION, Michel. A Audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto e Grafia, 2011.
DUARTE, Ary Rosa. Projeto de som do filme Café com Canela. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação). Cachoeira: UFRB, 2015.
FERREIRA, Marina Mapurunga de Miranda. Culinária sonora: uma análise da construção sonora d'O Grivo em cinco “micro-dramas da forma” de Cao Guimarães. Dissertação (mestrado). Niterói: UFF, 2014.
FLÔRES, Virginia O. Além dos limites do quadro: o Som a Partir do Cinema Moderno. Tese (doutorado) Campinas: Unicamp, 2013a.
FLÔRES, Virginia O. O Cinema, uma Arte Sonora. São Paulo: Annablume, 2013b.
GUERRA, Samuel Larson. El sonido cinematográfico (o debiera decir diseño de sonido?) y la enseñanza del cine en México. Imagofagia - Revista de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. 2016. n. 13, p. 1-22.
GUIMARÃES, Clotilde B.; FERREIRA, Marina Mapurunga de M. Escuta s. fem.: In: TEDESCO, Marina Cavalcanti. (org.). Trabalhadoras do cinema brasileiro: mulheres muito além da direção. 1. ed. Rio de Janeiro: NAU editora, 2021.
MANZANO, Luiz Adelmo F. Do editor de som ao sound designer, os ecos de uma revolução. filmecultura. jan. fev. mar. 2013. n.58. Dossiê O som nosso de cada filme, p. 15-19.
SOUZA, João Baptista Godoy de. A prática de captação do som direto. In: CARREIRO, Rodrigo (org.). O som do filme: uma introdução. Curitiba: Ed. UFPR: Ed. UFPE, 2018.
OPOLSKI, Débora. Introdução ao Desenho de Som. Uma sistematização aplicada na análise do longa-metragem Ensaio Sobre a Cegueira. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.
PEREIRA, Kira S. Relações entre montagem e som]: processos criativos e modos de produção no cinema brasileiro. Tese (Doutorado) Campinas: UNICAMP, 2020.
PEREIRA, Kira S. Se Podes Ouvir, Escuta:A Gênese Audiovisual de Ensaio Sobre a Cegueira. Dissertação (Mestrado) São Paulo: USP, 2020.
Referências Fílmicas
A ALMA do Osso. Direção: Cao Guimarães. Produção: Beto Magalhães. Belo Horizonte: Cinco em Ponto, 2004.
CAFÉ com canela. Direção: Ary Rosa e Glenda Nicácio. Produção: Márcia Sousa. Cachoeira: Rosza Filmes 2017.
COISAS que não se Podem Comparar. Direção: Carolina Gonçalves. Sem informação de produtora, São Paulo. Filmado em 2008, sem data de lançamento.
DA JANELA do Meu Quarto. Direção: Cao Guimarães. Produção: Cao Guimarães. Belo Horizonte, Sem informação de produtora, 2004
DE MENOR. Direção: Caru Alves de Souza. Produção: Caru Alves de Souza,Tata Amaral e Rafaella Costa. São Paulo: Tangerina Entretenimento, 2013
DO AMOR: PEQUENAS COISAS. Filme curta-metragem. Direção: Fran Rebelatto. Coprodução VisionArt/Productora de La Tierra. Foz do Iguaçu, 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JkzKyL5jcNQ&t=211s
ENSAIO Sobre a Cegueira. Direção: Fernando Meirelles. Toronto: Rhombus Media, 2003
NANOFANIA. Direção: Cao Guimarães. Produção: Cao Guimarães. Belo Horizonte, Sem informação de produtora, 2004
A MAÇÃ de Botero. Direção; Moira Toledo e Marina Dias Weiss, Produção: Ouroborus Cinema e Educação. São Paulo, 2008.
O MELHOR amigo. Direção: Allan Deberton. Produção: Deberton Entretenimento. Caucaia, 2013.
PASAJERAS Direção: Fran Rebelatto, Produção Jessica Luz e Nay Araujo. Vulcana Cinema Porto Alegre, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Kira Santos Pereira, Marina Mapurunga Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).