O fluxo de trabalho do som no audiovisual: relatos de duas professoras universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7625.rm.2025.237465

Palavras-chave:

prática sonora audiovisual, processo de criação sonora, ensino audiovisual, mulheres sonidistas

Resumo

O presente trabalho busca, por um lado, apresentar de maneira introdutória como se dá o processo de criação do som audiovisual, descrevendo as funções e processos da maneira como se dão na realidade do mercado cinematográfico. Enfatiza também o potencial criativo do som e apresenta metodologias não necessariamente predominantes, mas que podem favorecer um papel ativo do som na construção  narrativa  e  dramática.  Neste  sentido,  traremos  dois  relatos  de  processos  criativos sonoros: Kira Pereira abordará seu trabalho em Pasajeras (Fran Rebelatto, 2021), em que fez parte da criação do design de som e realizou a captação de som direto; e Marina Mapurunga trará o relato de sua participação em Café com Canela (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2017), na qual assina como diretora de som, tendo participado da concepção do design de som e executado a edição de som. Permeiam a discussão a relação entre prática docente e prática audiovisual, bem como reflexões sobre ser mulher no mercado audiovisual e na área de som em específico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kira Santos Pereira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Docente da área de Som para Cinema e Audiovisual na Unila - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Doutora em Multimeios pela Unicamp, com pesquisa sobre a criação sonora na etapa da montagem fílmica, focando no cinema brasileiro. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com dissertação sobre o processo criativo do som no cinema brasileiro contemporâneo, bolsista CNPq. Possui Bacharelado em Cinema e Vídeo pela Universidade de São Paulo, com especialização em Som. Atua no audiovisual desde 2000, como editora de som e técnica de som direto, tendo entre suas principais produções o desenho de som dos filmes De Menor e Tão Longe é Aqui; a captação de som direto de Jardim Europa e Pasajeras; e a participação na equipe de finalização de Dois Coelhos, Os Amigos, Garotas do ABC, Carandiru, Lisbela e o Prisioneiro e Durval Discos, entre outros.

Referências

ABBATE, Carlos. Como fazer o som de um filme. Trad. Eliana Müller. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Libraria, 2015.

AMENT, Vanessa T. The foley grail: the art of performing sound for film, games, and animation. Burlington: Focal Press, 2009.

CHION, Michel. A Audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto e Grafia, 2011.

DUARTE, Ary Rosa. Projeto de som do filme Café com Canela. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação). Cachoeira: UFRB, 2015.

FERREIRA, Marina Mapurunga de Miranda. Culinária sonora: uma análise da construção sonora d'O Grivo em cinco “micro-dramas da forma” de Cao Guimarães. Dissertação (mestrado). Niterói: UFF, 2014.

FLÔRES, Virginia O. Além dos limites do quadro: o Som a Partir do Cinema Moderno. Tese (doutorado) Campinas: Unicamp, 2013a.

FLÔRES, Virginia O. O Cinema, uma Arte Sonora. São Paulo: Annablume, 2013b.

GUERRA, Samuel Larson. El sonido cinematográfico (o debiera decir diseño de sonido?) y la enseñanza del cine en México. Imagofagia - Revista de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. 2016. n. 13, p. 1-22.

GUIMARÃES, Clotilde B.; FERREIRA, Marina Mapurunga de M. Escuta s. fem.: In: TEDESCO, Marina Cavalcanti. (org.). Trabalhadoras do cinema brasileiro: mulheres muito além da direção. 1. ed. Rio de Janeiro: NAU editora, 2021.

MANZANO, Luiz Adelmo F. Do editor de som ao sound designer, os ecos de uma revolução. filmecultura. jan. fev. mar. 2013. n.58. Dossiê O som nosso de cada filme, p. 15-19.

SOUZA, João Baptista Godoy de. A prática de captação do som direto. In: CARREIRO, Rodrigo (org.). O som do filme: uma introdução. Curitiba: Ed. UFPR: Ed. UFPE, 2018.

OPOLSKI, Débora. Introdução ao Desenho de Som. Uma sistematização aplicada na análise do longa-metragem Ensaio Sobre a Cegueira. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.

PEREIRA, Kira S. Relações entre montagem e som]: processos criativos e modos de produção no cinema brasileiro. Tese (Doutorado) Campinas: UNICAMP, 2020.

PEREIRA, Kira S. Se Podes Ouvir, Escuta:A Gênese Audiovisual de Ensaio Sobre a Cegueira. Dissertação (Mestrado) São Paulo: USP, 2020.

Referências Fílmicas

A ALMA do Osso. Direção: Cao Guimarães. Produção: Beto Magalhães. Belo Horizonte: Cinco em Ponto, 2004.

CAFÉ com canela. Direção: Ary Rosa e Glenda Nicácio. Produção: Márcia Sousa. Cachoeira: Rosza Filmes 2017.

COISAS que não se Podem Comparar. Direção: Carolina Gonçalves. Sem informação de produtora, São Paulo. Filmado em 2008, sem data de lançamento.

DA JANELA do Meu Quarto. Direção: Cao Guimarães. Produção: Cao Guimarães. Belo Horizonte, Sem informação de produtora, 2004

DE MENOR. Direção: Caru Alves de Souza. Produção: Caru Alves de Souza,Tata Amaral e Rafaella Costa. São Paulo: Tangerina Entretenimento, 2013

DO AMOR: PEQUENAS COISAS. Filme curta-metragem. Direção: Fran Rebelatto. Coprodução VisionArt/Productora de La Tierra. Foz do Iguaçu, 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JkzKyL5jcNQ&t=211s

ENSAIO Sobre a Cegueira. Direção: Fernando Meirelles. Toronto: Rhombus Media, 2003

NANOFANIA. Direção: Cao Guimarães. Produção: Cao Guimarães. Belo Horizonte, Sem informação de produtora, 2004

A MAÇÃ de Botero. Direção; Moira Toledo e Marina Dias Weiss, Produção: Ouroborus Cinema e Educação. São Paulo, 2008.

O MELHOR amigo. Direção: Allan Deberton. Produção: Deberton Entretenimento. Caucaia, 2013.

PASAJERAS Direção: Fran Rebelatto, Produção Jessica Luz e Nay Araujo. Vulcana Cinema Porto Alegre, 2021.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Edição

Seção

Dossiê Temático - Reverberações do som em outras artes: narrativas permeáveis

Como Citar

Pereira, K. S., & Mapurunga, M. (2025). O fluxo de trabalho do som no audiovisual: relatos de duas professoras universitárias. Revista Música, 25(1), 427-465. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7625.rm.2025.237465