O Himno a 4 de Marcos Coelho Netto: Uma Análise
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v1i2.55003Resumo
Marcos Coelho Netto foi músico dos mais prestigiados e atuantes de Villa Rica, na segunda metade do século XVIII. Suas atividades como regente e trompista, registradas em livros de contratos das Irmandades pesquisados por Curt Lange e Tarquínio de Oliveira, devem ter-se estendido aproximadamente de 1760 a 1800. Faleceu em 1806 em Villa Rica, sendo desconhecida a data de seu nascimento, estimando-se que tenha sido anterior a 1750. De toda a sua obra restaram-nos apenas umas duas ou três peças completas, além deste Himno a 4. Entretanto, há diversosindícios de que tenha sido vasta, principalmente pelo alto grau de mestria que atingiu no exímio manejo da linguagem de sua época, como se pode notar na presente obra, em que ressaltam a espontaneidade melódica, a expressão marcante, unidade e concisão.
Downloads
Referências
COELHO NETIO, Marcos. Himno (Maria Mater Gratiae) a 4 (vozes) com violinos, viola, trompas e basso (Baxo), 1787. In: UNGE, Francisco Curto Arcbivo de música religiosa' de Ia Capitania Gerais. Brasil, siglo XVIII. Mendoza: Universidad Nacional de Cuyo, 1951. V. 1, p. 19-32.
Sobre a homogeneidade rítmica das melodias barrocas, cf. Bukofzer, Music in me Banuque Era, p. 350 e segs., e Rosen, Le S/yte Classique, P: 73
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 1990 Sílvio Crespo Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).