A Evolução da Linguagem Musical de Bartók
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v13i1.55104Palavras-chave:
Bartók , música pós-tonal , fontes folclóricas , célula zResumo
Este artigo demonstra como a linguagem musical de Bartók foi moldada por dois procedimentos distintos, todavia convergentes: o empréstimo de fontes musicais folclóricas da Europa Oriental, por um lado, que se imbricam progressivamente com as estruturações abstratas da música pós-tonal, por outro. Essa evolução implicou em um novo tipo de sistema tonal e em novos meios de progressão harmônica. Demonstra-se como a transformação de sua linguagem musical parte do arranjo de canções folclóricas, passa pela composição com melodias folclóricas, e atinge finalmente a abstração com a fusão de coleções simétricas a elementos modais da música folclórica. São analisadas peças representativas das etapas desse processo: a Primeira das Oito Canções Folclóricas Húngaras, e três das Oito Improvisações sobre Canções Camponesas Húngaras para piano op. 20. Destaque especial é dado ao tetracorde chamado de “célula Z”. O artigo conclui que a evolução do estilo de Bartók, na direção de um idioma musical pessoal, baseou-se na utilização as doze notas do total cromático, mas de uma maneira diferente da de Schoenberg.Downloads
Referências
BARTÓK, Béla. Béla Bartók Essays. Benjamin Suchoff (ed.). New York: St. Martin’s Press, 1941 (versão para inglês de 1976).
BARTÓK, Béla. The Hungarian Folk Songs. Benjamin Suchoff (ed.), M.D. Calvocoressi (trad.). Albany: State University of New York Press, 1981.
MENUHIN, Yehudi. Unfinished Journey. New York: Alfred A. Knopf, 1977.
SCHOENBERG, Arnold. “Composition with Twelve Tones (I)”. In: Style and Idea, Selected Writings of Arnold Schoenberg. Leonard Stein (ed.) e Leo Black (trad.). Londres: Faber and Faber, 1941 (versão para inglês de 1975).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2012 Elliott Antokoletz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).