A trombeta e os jogos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2017.148161Palavras-chave:
Antiguidade Clássica, jogos, música, Salpinx, iconographyResumo
O acompanhamento musical das práticas esportivas é uma característica marcante dos jogos na Grécia antiga, seja nos treinamentos, seja nas competições. Este acompanhamento se dava com instrumentos de sopro, especificamente, o aulos e a salpinx (trombeta). Amplamente representado na pintura dos vasos áticos de figuras negras e de figuras vermelhas (séc. VI – V a.C.), o acompanhamento das práticas atléticas com o aulos, sobretudo das provas que integram o pentatlo, tem recebido maior atenção dos estudiosos. Nosso objetivo aqui será abordar a presença da trombeta nos jogos, representada com frequência inferior no registro iconográfico, porém informada pelas fontes literárias de diferentes períodos, sobretudo do período imperial (nomeadamente, Plutarco, Ateneu e Pólux). Analisaremos as seguintes situações: acompanhamento musical de corridas (a pé ou de quadriga), contribuindo para marcar o ritmo; celebrações de entrega de prêmios; função comunicativa, pela divulgação de anúncios por intermédio da emissão de sinais; competições para trombeteiros, relacionadas à constituição de um perfil social deste músico-atleta baseado na força muito acima da média. Esta força superlativa, misturada com costumes bizarros, faz dele um tipo popular no mundo helenístico-romano
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