Datação de cerâmicas arqueológicas com as técnicas de termoluminescência óticamente estimulada (O SL) e ressonância paramagnètica eletrônica (ESR)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.1997.113448Palavras-chave:
Termoluminescência — Ressonância paramagnètica eletrônica (ESR) — Datação arqueológicaResumo
São descritas as propriedades de luminescência térmica ou óticamente estimulada em cristais iónicos, particularmente nos grãos de quartzo, visando suas aplicações na datação de vasos cerâmicos, terras queimadas, telhas e tijolos antigos. Essa luminescência é induzida pelas radiações provenientes de radioatividade natural do subsolo, onde as cerâmicas arqueológicas são coletadasDownloads
Publicado
1997-12-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Datação de cerâmicas arqueológicas com as técnicas de termoluminescência óticamente estimulada (O SL) e ressonância paramagnètica eletrônica (ESR). (1997). Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia. Suplemento, supl.2, 161-166. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.1997.113448