Métodos analíticos não destrutivos para análise de obras de arte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2009.113520Palavras-chave:
Análise não destrutiva - PIXE - Obras de arte - Composição elementarResumo
A caracterização de objetos de arte e, ou, arqueológicos, por meio de métodos de análise elementar não destrutiva com feixes iônicos busca a identificação de elementos químicos presentes nas amostras por técnicas nucleares. Os métodos físicos e químicos estão na interface entre a ciência pura e as aplicações diretas para caracterização de bens culturais e é uma área interdisciplinar que demanda uma forte interação, que cresce a cada dia, entre especialistas. Nas pesquisas internacionais o uso destes métodos físicos e químicos, em especial as técnicas atômico-nucleares não destrutivas para o estudo de objetos arqueológicos, de arte e do patrimônio cultural está estabelecido há algumas décadas, mas na América Latina a utilização destas técnicas é relativamente recente, iniciada a partir da década de 1990 [M l]. As técnicas físicas atômico-nucleares podem ser utilizadas em diferentes aplicações como, por exemplo, caracterizar as modificações introduzidas na morfologia e composição elementar pelos processos de corrosão de metais expostos aos efeitos do meio ambiente, bem como para o exame de pinturas, pois a identificação dos elementos presentes nas camadas pictóricas por estas técnicas pode dar indicação dos pigmentos utilizados nas tintas. A aplicação destas técnicas ao estudo de materiais cerâmicos permite identificar elementos traço que podem contribuir para indicar a origem do material utilizado e características dos processos de fabricação de uma obra de arte, e, ou, os elementos presentes nas tintas de uma determinada pinturaDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-09-10
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Métodos analíticos não destrutivos para análise de obras de arte. (2009). Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia. Suplemento, supl.8, 177-188. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2009.113520