Aterros e montículos funerários Jê do Sul
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2011.113540Palavras-chave:
Jê do Sul - Complexidade - Arqueologia mortuáriaResumo
Neste artigo comparo diferentes sítios de aterros e montículos funerários Jê escavados em Pinhal da Serra, Rio Grande do Sul. O primeiro tipo consiste em dois pequenos aterros circulares cercando montículos com sepultamentos cremados. O segundo apresenta um grande aterro circular unido a um muro retangular e cercando três montículos. A arquitetura dos sítios, o dispêndio de energia em sua construção e as atividades realizadas nos mesmos sugerem distinções hierárquicas entre os vários cemitériosDownloads
Publicado
2011-09-10
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Aterros e montículos funerários Jê do Sul. (2011). Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia. Suplemento, supl.11, 89-94. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2011.113540