
REVISTA USP, São Paulo, n.61, p. 40-47, março/maio 200440

Quarenta an
os depois,

a TV brasile
ira

ainda guarda as

marcas
 da ditadura

LAURINDO LEAL FILH
O

LAURINDO LEAL FILHO

é jornalista, professor da

ECA-USP e autor de Atrás

das Câmeras – Relações

entre Cultura, Estado e

Televisão (Summus).



REVISTA USP, São Paulo, n.61, p. 40-47, março/maio 2004 41

A televisão que temos hoje está

fortemente marcada pela ditadura

militar brasileira (1964-85). Duran-

te aquele período a TV se  consoli-

dou como o principal meio de co-

municação de massa do país, su-

plantando o rádio e deixando muito

para trás os jornais e as revistas.

Como de resto, na definição de es-

tratégias políticas mais gerais, a

comunicação eletrônica passou a

ser pautada pelo novo modelo de

desenvolvimento adotado a partir

do golpe de Estado de 1o de abril

de 1964. Rompeu-se com a idéia

de uma política nacional-desenvol-

vimentista independente, assina-

lando, no dizer de Octavio Ianni, o

início efetivo da transição para o

modelo de desenvolvimento eco-

nômico associado. No clássico O

Colapso do Populismo no Brasil o

sociólogo mostra como esse mode-

lo impõe “a combinação e o  reagru-

pamento de empresas brasileiras

e estrangeiras, com a formulação

de uma nova concepção de interde-

pendência econômica, política, cul-

tural e militar, na América Latina e

com os Estados Unidos” (1).

1 Octavio Ianni, O Colapso do
Populismo no Brasil, Rio de Ja-
neiro, Civilização Brasileira,
1968, p. 11.



REVISTA USP, São Paulo, n.61, p. 40-47, março/maio 200442

concretos no setor de radiodifusão)” (2).
Está aí a genêse das promíscuas relações
Estado-televisão presentes até hoje na cena
política brasileira e consolidadas durante
os governos da ditadura militar.

“Em relação à utilização política dos meios
de comunicação de massa, pode-se dizer
que 1964 completa o processo iniciado em
1930. Se Vargas soube usar com eficiência
o rádio e o cinema para subordinar as oli-
garquias regionais ao seu projeto, os gene-
rais de 64 vão montar uma sofisticada rede
de telecomunicações capaz de servir como
um dos principais sustentáculos para sua
política autoritária e centralizadora” (3).

AS BENESSES OFICIAIS

A herança da ditadura militar foi trági-
ca para o Brasil. Até hoje pagamos pelo
estrago feito na vida política, social e cul-
tural do país. Mas se formos procurar al-
gum saldo positivo desse período podemos
encontrá-lo na mencionada rede de tele-
comunicações. Foi ela que integrou o ter-
ritório nacional através de um sistema de
microondas tornando possível a realiza-
ção de transmissões ao vivo  para qual-
quer parte do país. Cabe lembrar que os
militares argentinos nem isso deixaram.
Ainda sob o regime militar brasileiro a
rede terrestre foi integrada ao sistema de
transmissões por satélites e inaugurou-se
a televisão em cores, fato amplamente
explorado pelo governo.

Em decorrência dessa política, apro-
fundou-se no início da ditadura a articula-
ção do governo com a empresa que ia se
tornando a principal concessionária de ser-
viços de rádio e televisão no país. De um
lado, o general-presidente Arthur Costa e
Silva considerava legal o acordo firmado
entre a Globo e o grupo norte-americano
Time-Life, apesar de uma Comissão Parla-
mentar de Inquérito instalada no Congres-
so Nacional ter concluído que tal acordo
feria o artigo 160 da Constituição Federal
cujo teor impedia empresas estrangeiras de

O exemplo mais emblemático dessa
mudança de rumos na radiodifusão foi dado
pelo célebre acordo firmado entre a Rede
Globo de Televisão e o grupo norte-ameri-
cano Time-Life, quando cinco milhões de
dólares foram transferidos para a empre-
sa brasileira a título de cooperação técni-
ca. O que ocorreu na verdade foi, ao ar-
repio da Constituição, a entrada ilegal de
capital estrangeiro necessário para ala-
vancar a Rede Globo, tornando-a hege-
mônica no mercado nacional. Os investi-
dores estrangeiros se viam diante de duas
opções: fortalecer o já combalido impé-
rio Associado, montado juridicamente sob
uma forma de condomínio, ou investir numa
empresa jornalística consolidada e admi-
nistrada dentro da racionalidade capitalis-
ta. A aposta na segunda opção tornou-se
uma escolha natural.

Esse marco da definição de rumos da
radiodifusão brasileira nada mais foi do que
a consolidação de uma tendência que, sob
o regime nacional-desenvolvimentista an-
terior ao golpe, se esboçava mas não en-
contrava o espaço político necessário para
se firmar. A radiodifusão no Brasil surge
nos anos 20 sob o ideal do serviço público,
longe do Estado e da iniciativa privada.
Clubes de ouvintes se formavam para
manter o rádio, daí a existência até hoje de
emissoras espalhadas pelo país com nomes
de rádio clube ou rádio sociedade. No en-
tanto, a visão de que estava surgindo no
mundo uma tecnologia capaz de dinamizar
o mercado capitalista acelerando o ritmo
de sua produção e consumo e, ao mesmo
tempo, tornando-se ela própria uma fonte
geradora de riquezas, empurrou rapidamen-
te o rádio para os braços do comércio. E
isso se fez com o apoio direto do Estado,
que assumiu para si o papel de poder
concedente das freqüências, mas abriu es-
paço para que os concessionários as usas-
sem como fonte de capitalização privada.

Na segunda década de existência do
rádio no Brasil, o país passa a viver sob a
ditadura Vargas que, “apesar de sua ten-
dência centralizadora, tinha que compor
com as forças sociais existentes (neste caso
o capital privado, que possuía interesses

2 Renato Ortiz, A Moderna Tra-
dição Brasileira,  São Paulo,
Brasiliense, 1988, p. 53.

3 Laurindo Leal Filho, Atrás das
Câmeras – Relações entre Cul-
tura, Estado e Televisão, São
Paulo, Summus, 1988, p. 31.



REVISTA USP, São Paulo, n.61, p. 40-47, março/maio 2004 43

regime. O poder de barganha da emissora
tornava-se potencialmente perigoso para
uma ditadura que, ao final da década de 70,
mostrava sinais de enfraquecimento. Por
isso a concessão da Rede Tupi, cassada pelo
governo, foi repartida entre Sílvio Santos
(SBT) e Adolfo Bloch (Manchete), consi-
derados mais dóceis e submissos ao regime
do que os concorrentes Jornal do Brasil e
Editora Abril. Saía de cena um conglomera-
do administrado sob a forma de condo-
mínio, absolutamente incompatível com
a racionalidade capitalista, dando lugar a
duas empresas frágeis economicamente,
mas talvez por isso mesmo mais contro-
láveis pelo governo. O SBT deslanchou
muito mais graças aos empreendimentos
paralelos desenvolvidos com o apoio da
TV, como a realização em larga escala de
diversas formas de concursos e jogos. Já a
Manchete, de Bloch, repetiu em escala
menor e mais rápida a trajetória da Tupi, de
Chateaubriand: sucumbiu enredada em suas
próprias deficiências administrativas, in-
capaz de enfrentar a Globo na disputa das
reduzidas fatias do mercado publicitário
brasileiro, insuficiente para um número tão
grande de concessionários de emissoras de
rádio e televisão.

AS CONTRAPARTIDAS

O quadro traçado até aqui procurou
mostrar como o Estado contribuiu para o
desenvolvimento das empresas privadas de
rádio e televisão, especialmente no perío-
do da ditadura militar, oferecendo suporte
tecnológico, fazendo vista grossa à entrada
ilegal de capital estrangeiro, renunciando
impostos, bancando anúncios publicitários
e outorgando concessões a aliados políti-
cos. Esses benefícios permitiram à Rede
Globo, por exemplo, saltar de 3 emissoras
em 1969 (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo
Horizonte) para 11 em 1973 (5). Em troca,
o que os governos militares conseguiam?

Basicamente a docilidade das empresas
concessionárias diante de toda e qualquer
política de todo e qualquer governo. Não

4 Metas e Bases para a Ação do
Governo, Presidência da Repú-
blica, setembro de 1970, cita-
do em: Sérgio Miceli, A Noite
da Madrinha, São Paulo, Pers-
pectiva, 1972, p. 182.

5 Elio Gaspari, A Ditadura Escan-
carada, São Paulo, Companhia
das Letras, 2002, p. 217.

participar na orientação intelectual e admi-
nistrativa de uma sociedade concessioná-
ria de um canal de televisão. De outro lado,
investia recursos públicos em larga escala
para montar um sistema de telecomunica-
ções a ser utilizado por empresas privadas.
Tal política se consubstancia na implanta-
ção do chamado Sistema Nacional de Co-
municações, um projeto prioritário do Es-
tado visando a oferecer “serviços de tele-
comunicações de alta qualidade e elevada
confiabilidade, abrangendo telefonia, tele-
grafia, telex, fac-símile, transmissão de da-
dos, de programas de alta-fidelidade e de
programas de televisão” (4). Esse sistema
será operado, em grande parte, pela então
estatal Embratel, a Empresa Brasileira de
Telecomunicações, responsável pela ins-
talação de 24 Centros de TV em cidades
grandes e médias do país, com a tarefa de
controlar, comutar e distribuir transmissões
de televisão.

A essas benesses do Estado, cabe acres-
centar mais duas práticas até hoje presen-
tes e altamente desenvolvidas: as isenções
fiscais e os patrocínios publicitários. É de
1968 o Decreto-Lei 486 que isentou de
impostos de importação os equipamentos,
peças e sobressalentes destinados à insta-
lação e manutenção de emissoras de rádio
e televisão quando importados diretamen-
te pelas concessionárias. E é de hoje, mas
tem origem lá nos anos 70, o vultoso volu-
me de recursos aplicados pelo governo nas
emissoras a título de propaganda. Estatais
como Banco do Brasil, Petrobras, Correios,
Caixa Econômica Federal e os próprios
ministérios são anunciantes importantes da
televisão brasileira. Essa prática não foi
inaugurada na ditadura, mas cresceu du-
rante sua vigência com as campanhas pu-
blicitárias de louvação ao regime. É por
isso que muitos críticos do atual modelo
institucional de televisão existente no Bra-
sil dizem, não sem forte dose de ironia, que
é preciso privatizar urgentemente a TV em
nosso país.

Ao longo dessa história, houve um
momento em que o poder da Globo a colo-
cava cada vez mais próxima de uma situa-
ção monopolista, o que não convinha ao



REVISTA USP, São Paulo, n.61, p. 40-47, março/maio 200444

foi outra a intenção de Getúlio Vargas ao
outorgar concessões de rádio a grupos
empresariais que, em contrapartida, lhe
dariam apoio político. Graças a eles foi
possível centralizar o poder e subordinar as
oligarquias regionais ao seu projeto. Os
generais de 64 aumentaram a dose das ofer-
tas e receberam em troca apoio às políticas
de inserção do país no modelo de capitalis-
mo associado, cujas bandeiras internas fo-
ram rotuladas com slogans massificados
do tipo “Milagre brasileiro”, “Brasil gran-
de” ou da louvação de obras gigantescas
como a Rodovia Transamazônica ou a Ponte
Rio-Niterói.

No entanto só coerção ideológica não
basta como forma de sustentação para um
regime que tem na força sua base estrutu-
ral. É aí que entra a censura oficial, ao mes-
mo tempo uma violência contra a socieda-
de e um poderoso álibi para aqueles que
dela buscam se beneficiar. Com raras exce-
ções, a imprensa apoiou a destituição do
presidente João Goulart, chegando alguns
de seus dirigentes a conspirar diretamente
com os militares golpistas.  No entanto, as
liberdades democráticas do período anteri-
or (1946-64) haviam deixado marcas posi-
tivas na imprensa. As primeiras violências
perpetradas pelos novos detentores do po-
der, a partir de 1o de abril de 1964, recebe-
ram críticas de jornais que dias antes apoia-
vam abertamente o golpe, caso clássico do
Correio da Manhã do Rio de Janeiro.

Depois de encimar editoriais com tí-
tulos de “Basta” e “Fora” exigindo a saí-
da de Goulart, passados alguns meses da
instalação da ditadura começava a denun-
ciar a prática de tortura contra presos
políticos (6).

Como nos jornais, mas com muito mais
comedimento, alguns programas de televi-
são se arvoravam a abrir espaço para críti-
cas ao novo regime. A TV Excelsior, fun-
dada em 1960, manteve no ar o Jornal de
Vanguarda, rompendo com a linguagem
tradicional e introduzindo no estúdio vá-
rios locutores e comentaristas especializa-
dos em acrescentar ao “anódino tele-
jornalismo brasileiro um enfoque inédito
na informação: o humor dos bonecos em

6 Idem,A Ditadura Envergonha-
da, São Paulo, Companhia das
Letras, 2002, p. 143.



REVISTA USP, São Paulo, n.61, p. 40-47, março/maio 2004 45

movimento que Borjalo inventou à presen-
ça do velho (sic) cronista carioca Stanislaw
Ponte Preta” (7). Não havia como resistir.
Não só o jornal acabou sucumbindo ao Ato
Institucional no 5, de 13 de dezembro de
1968, como a própria emissora desapare-
ceu em 1970, tragada pelas pressões do
governo, com cuja política ela nunca havia
se alinhado, desde muito antes do golpe.
Controlada pela família Simonsen, de tra-
dição nacionalista, a TV Excelsior estava
fora da nova lógica de um capitalismo as-
sociado imposto pela ditadura e ao qual a
Globo docilmente aderiu.

Em contraste com esse primeiro perío-
do, em que vozes dissonantes ainda apa-
reciam na TV, o pós-AI-5 é monocórdio,
a ponto de levar o general-presidente de
turno Emilio Garrastazu Médici a fazer,
em 22 de março de 1973, a célebre afirma-
ção: “Sinto-me feliz, todas as noites, quan-
do ligo a televisão para assistir ao jornal.
Enquanto as notícias dão conta de greves,
agitações, atentados e conflitos em várias
partes do mundo, o Brasil marcha em paz,
rumo ao desenvolvimento. É como se eu
tomasse um tranqüilizante, após um dia de
trabalho” (8).

Para dar esse tipo de conforto diário ao
general a Globo valia-se de dois expedien-
tes. O primeiro era de acatar com todo cui-
dado as ordens emanadas da censura, e o
segundo era complementar os cortes e va-
zios do noticiário com uma censura pró-
pria. O agentes federais transmitiam proi-
bições praticamente diárias que, em algu-
mas redações, eram afixadas no quadro de
avisos. Por exemplo, “é proibido divulgar
notícias contra autoridades do Paraguai e
as autoridades em Ponta Porã – agente
Dario” ou “proibido, até qualquer decisão
em contrário, qualquer notícia ou nota so-
bre a chegada ao Brasil do professor Darcy
Ribeiro – agente Hugo”. A Globo por sua
vez acrescentava suas próprias restrições
ao praticamente ignorar a ampla vitória do
MDB nas eleições para o Senado em 1974,
com o noticiário começando sempre “com
uma inexpressiva vitória da Arena numa
pequena cidade do interior” ou não infor-
mando que, ao morrer, o ex-presidente Jus-

7 Elizabeth Carvalho, “A Déca-
da do Jornal da Tranquilidade”,
in Anos 70 Televisão, Rio de
Janeiro, Editora Europa, 1979-
1980, p. 32.

8 Idem, ibidem, p. 31.



REVISTA USP, São Paulo, n.61, p. 40-47, março/maio 200446

celino Kubitschek estava com seus direitos
políticos cassados (9) . No final do regime,
o comício pelas Diretas na Praça da Sé, em
São Paulo, foi anunciado como uma festa
em comemoração ao aniversário da cida-
de, e a eleição de Leonel Brizola para o
governo do Rio de Janeiro, em 1982, quase
foi fraudada pelo conluio estabelecido en-
tre a emissora e a empresa encarregada da
totalização eletrônica dos votos. A herança
da ditadura chegou até os anos 90 tendo
como exemplos a edição fraudulenta do
debate final entre os candidatos Collor e
Lula, nas eleições presidenciais de 1989,
ou a divulgação de pesquisas desatualizadas
para confundir os eleitores às vésperas do
primeiro turno das eleições para o governo
de São Paulo, em 1998. Dados prelimina-
res de pesquisa realizada sobre a cobertura
das eleições presidenciais de 2002, realiza-
da pelo Jornal Nacional da Rede Globo,
começam a indicar que a versão sobre o
propalado equilíbrio do noticiário, ao lon-
go da campanha, não se sustenta.

Se nos primeiros anos da ditadura algu-
mas emissoras ainda se permitiam movi-
mentos críticos em seus noticiários, com o
fim da censura oficial as empresas pratica-
mente mantiveram intactas suas próprias
restrições e estão na origem dos exemplos
mais recentes acima citados. Basta lembrar
que em 1979 o Globo Repórter teve um
documentário sobre a greve dos metalúrgicos
do ABC vetado pelo próprio presidente da
empresa, Roberto Marinho. Assim como o
Jornal Nacional cobria com nítida parciali-
dade esse movimento a ponto de os persona-
gens das manifestações dos metalúrgicos se
insurgirem contra os repórteres da Globo.
Afinal eles participavam de um aconteci-
mento durante  o dia e, à noite,  viam na tela
algo completamente diferente. Foi nessa
época que se cunhou o refrão “o povo não é
bobo, fora Rede Globo”. Um repórter da
emissora deu seu testemunho na ocasião:
“Foi duro. Depois que as primeiras matérias
sobre a greve foram para o ar pelo Jornal
Nacional, fortalecendo a posição patronal, a
gente quase não consegue mais prosseguir
na cobertura. Tínhamos que esconder o
logotipo da Globo. Se não, o pessoal baixa-

va o cacete” (10). Sintomático é que, passa-
dos mais de vinte anos desse fato, o temor
dos repórteres diante da população perma-
nece. Em 2001, numa pacífica manifestação
de estudantes contra a Alca (Área de Livre
Comércio das Américas), na Avenida Pau-
lista, em São Paulo, os únicos jornalistas e
operadores de câmera que escondiam seus
crachás eram os da Globo.

A passividade da emissora diante da
ditadura não foi acompanhada por todas as
demais. Durante os anos 70, algumas tele-
visões tentavam furar o cerco imposto pela
censura. Foi o que ocorreu com a TV Cul-
tura de São Paulo, cujo noticiário buscava
explicações mais abrangentes sobre pro-
blemas do cotidiano. Na sua redação esta-
va a lista de proibições da censura federal,
mas não havia, como na Globo, um com-
plemento próprio. Isso durou enquanto o
telespectador não havia descoberto o jor-
nalismo da Cultura. Quando a audiência
aumentou, as pressões do Estado se fize-
ram sentir. Em 1976 a direção do jornalis-
mo foi substituída e o novo diretor, Walter
Sampaio, chegou dizendo que a censura da
Polícia Federal estava abolida e que a “cen-
sura era ele mesmo” (11). A partir daquele
momento até a palavra “pobre” estava ve-
tada do noticiário porque, como todos sa-
biam, não havia pobre no Brasil. No inver-
no, cenas de pessoas passando frio nas ruas
de São Paulo não iam nem para o arquivo,
o destino era mesmo a lata de lixo.

Numa antecipação do processo de aber-
tura política ensaiado pela ditadura, o go-
verno do Estado, particularmente a Secre-
taria de Cultura, caiu nas mãos de políti-
cos mais próximos do liberalismo e, com
isso, por alguns meses a TV Cultura vol-
tou a ser conduzida por jornalistas não
comprometidos com a ditadura. Um pro-
jeto que durou pouco e culminou com a
prisão, tortura e morte do jornalista
Vladimir Herzog, diretor de jornalismo da
emissora, numa unidade do Exército em
São Paulo. A campanha contra ele foi or-
questrada dentro e fora da emissora. Na
Assembléia Legislativa, em alguns jornais
e na própria redação onde ele trabalhava
tramou-se a queda de Herzog (12).

9 Idem, ibidem, p. 34.

10 Idem, ibidem, p. 37.

11 Laurindo Leal Filho, op. cit., p.
67.

12 Idem, ibidem, pp. 67-8.



REVISTA USP, São Paulo, n.61, p. 40-47, março/maio 2004 47

Esse talvez seja o episódio mais emble-
mático do que foram as relações da ditadu-
ra militar com a televisão, em razão do seu
trágico desfecho. No entanto, ao longo dos
21 anos de poder nas mãos dos generais,
esmagaram-se projetos de um jornalismo
de TV independente, capaz de contribuir
para a elevação da qualidade da cidadania.
A sociedade brasileira foi anestesiada por
um padrão anódino de noticiário, passando

ao largo das grandes questões nacionais e
longe das opiniões críticas. Se pelo aspecto
tecnológico criou-se uma televisão de pon-
ta, capaz de se rivalizar com as melhores do
mundo, com respeito ao conteúdo desceu-
se aos níveis mais baixos, particularmente
no jornalismo, confundido muitas vezes
com publicidade ou relações públicas a ser-
viço de interesses políticos e econômicos
subalternos.

A herança da ditadura no noticiário está
viva até hoje. A informação cedeu lugar ao
espetáculo. E os grandes temas nacionais,
muitas vezes vistos de forma conflituosa
por diferentes atores sociais, estão excluí-
dos da tela. Não há até hoje na televisão
brasileira debates nacionais, sobre temas
de interesse nacional, com a participação
de representantes de correntes com posi-
ções divergentes em relação ao mesmo
assunto. Trata-se de prática comum em
países democráticos, o que contribui dire-
tamente para que a população possa, ela
própria, tirar suas conclusões, formar opi-
nião e se manifestar publicamente sobre o
assunto. É dessa forma que o jornalismo de
televisão se afasta da propaganda e se apro-
xima do serviço público, algo infelizmente
ainda distante no Brasil.

A submissão vai além do noticiário,
contaminando toda a programação. Durante
a ditadura o SBT apresentava um quadro
dentro do seu principal programa de entre-
tenimento denominado “A semana do Pre-
sidente”, louvando os atos do ditador do
momento. Essa prática foi se perpetuando
e hoje governantes ou candidatos a gover-
nantes disputam aparições em programas
de auditório de grande audiência. Outra vez
a moeda de troca é a leniência dos gover-
nos em regular o funcionamento das con-
cessões de televisão e os aportes de recur-
sos via propaganda estatal. Mas como nem
isso está sendo suficiente para manter de pé
as emissoras, trava-se agora a busca por
recursos subsidiados de bancos públicos.
Com isso o modelo institucional da televi-
são brasileira, livre do jugo da ditadura,
mantém-se intocado com respeito às rela-
ções promíscuas aprofundadas há qua-
renta anos e presentes até hoje.


