O fim do Estado
Mots-clés :
Conceito e Fim de Estado, Anarquismo, Teorias político- filosófícas.Résumé
O trabalho mostra, a partir da análise de um texto de Norberto Bobbio, numa visão simples e objetiva, os aspectos básicos de alguns dos mais polêmicos temas referentes à Teoria do Estado. Eles são abordados de maneira sintética, favorecendo, assim, melhor entendimento do contexto formulado. Entretanto, foi realizado referência ao final do Estado, pois é este, sem sombra de dúvida, um dos mais controvertidos tópicos concernentes a essa matéria, sendo, inclusive, fonte de várias teorias como o Anarquismo, a Tecnocracia, o pensamento de Marx e Engels e o Estado como mal necessário a título de exemplo. Além disso, tentamos transferir uma certa dose de saber teórico à atual situação do País, objetivando, outrossim, estabelecer comparativos entre o arcabouço teórico e a realidade prática do Brasil de hoje.
Téléchargements
Références
ALVES, Alaôr Caffé. Estado e ideologia : aparência e realidade. São Paulo, Brasiliense, 1987.
ARRUDA, Maria Lúcia Aranha & PIRES, Maria Helena. Filosofando.
BOBBIO, Norberto. Estados, governos e sociedade : para uma teoria geral de política. Trad. Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 1987.
______. Sociedade e Estado na filosofia política moderna. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo, Brasiliense, 1986.
CHEVALIER, Jean-Jacques. As grandes obras políticas de Machiavel a nossos dias
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. 14 ed. São Paulo, Saraiva, 1989.
MATOS, Olgaria. Rousseau : uma arqueologia da desigualdade
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 4. ed. Trad. Conceição Jardim e Eduardo Lúcio Nogueira. Portugal Brasil, Ed. Presença, 1980. 2v.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo 1990

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.