Situação atual do ensino de 1º. Grau

Autores

  • José Pires Azanha USP; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551984000100001

Resumo

De início, quero confessar a hesitação que senti em aceitar o convite da SBPC para participar desta reunião porque o tema a ser examinado e, sem nenhuma dúvida, um dos mais difíceis da educação brasileira. Para constatar essa dificuldade é suficiente percorrer-se, ainda que rapidamente, a literatura pedagógica sobre o assunto desde Sampaio Dória na década de 20 até autores contemporâneos. Todos eles insistem na inadequação e na ineficiência do ensino de 1º. Grau (antigos ensino primário e ginasial). Repete-se também neles o usual elenco dos fatores responsáveis por essa ineficiência: má formação do professor, métodos inadequados, carga horária reduzida etc..É verdade que nos últimos anos têm aparecido estudos, soidisant marxistas, que embora sem negar certa relevância a esses fatores, consideram-nos, na maior parte das vezes, apenas como epifenômenos e, conseqüentemente, insistem na idéia de que a situação interna da escola apenas refletiria a situação mais ampla da sociedade capitalista dependente em que vivemos.

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Publicado

1984-06-01

Edição

Seção

Colaborações