A questão pública da satisfação/insatisfação do professor no trabalho
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0102-25551985000100009Palavras-chave:
Satisfação no Trabalho, Satisfação/Insatisfação do Professor no Trabalho, "Práxis" e Prática Pedagógica, Professor, Ensino de 1.º GrauResumo
Investigou-se a satisfação/insatisfação do professor no trabalho e outros momentos de sua "práxis" que mantêm relações essenciais com o momento laborativo - a prática pedagógica do professor de 1.º grau, nível I, do Ensino Municipal de São Paulo em 1978/1979. Realizou-se estudo exploratório em 12 escolas, escolhidas segundo critério de tamanho e localização, entrevistando-se 31 professores, numa amostra heterogênea. A análise mostrou que os fatores de satisfação/insatisfação estão diretamente relacionados às condições objetivas de trabalho, dependendo menos das idiossincrasias individuais e mais das características do próprio sistema. A análise sugere que o fenômeno "satisfação/insatisfação no trabalho" deve deixar de ser interpretado como algo individual e passar a ser entendido como questão pública, privilegiando o estudo das condições histórico-sociais que o produzem, pois a elas o fenômeno está estruturalmente ligado.Downloads
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