O conceito de velocidade em alunos de 5.ª série do 1.º grau: um estudo a partir de questões típicas de sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0102-25551985000100010Palavras-chave:
Estudo de Conceitos, Velocidade, Ensino de FísicaResumo
O principal intuito deste estudo foi o de investigar como os alunos de 5.ª série do 1.º grau conceituam velocidade quando o material usado nas entrevistas constitui-se de questões semelhantes às comumente dadas em aulas de ciências (física). Após a análise das respostas percebe-se que o conceito de velocidade dos alunos da faixa etária de 10 a 12 anos parece estar voltado somente ou ao aspecto temporal ou ao aspecto espacial e não a uma relação espaço-temporal. Pode-se perceber, também, que aqueles que inicialmente forneceram respostas não-corretas, à medida que visualizaram os movimentos dos carrinhos, nas maquetes, mudaram de opinião, fornecendo respostas corretas; porém o simples fato de observarem os movimentos não foi condição suficiente para darem uma justificativa lógica. O conceito de velocidade parece estar muito mais lido ao sujeito - na medida em que é avaliado em função do que ele observa no cotidiano, da sua vivência, do que em relação ao objeto, daquilo que é realmente observado, - na medida em que esta avaliação é muito carregada de explicações pré-causais, envolvendo o animismo, o finalismo ou a causalidade moral.Downloads
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