Assistência ao educando: pré-escola, merenda e saúde escolar
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0102-25551988000200003Palavras-chave:
Educação pré-escolar, Merenda escolar, Saúde escolar, Assistência ao educando, Política socialResumo
A partir do relato de suas pesquisas acadêmicas, o autor desenvolve o tema da assistência ao educando. A pré-escola foi tema de seu mestrado e merenda escolar, do doutoramento. A livre-docência será sobre saúde escolar ou macro-planejamento educacional. Colocando o fracasso escolar como sua preocupação central, desenvolve criticamente o papel dos paliativoscomo seus antídotos. Procura desmistificar o discurso da merenda escolar e defender sua prática com tríplice finalidade: biológica, assistencial e educativa. Conclui pela necessidade de integração dos profissionais da educação e da saúde num esforço interdisciplinar e multiprofissional comprometido com a garantia do exercício da cidadania da população. Pretende o autor sugerir estudos que aproximem educação e saúde, a pedagogia e a medicina, os médicos descalços e os professores leigos, os profissionais e os pesquisadores dessas duas áreas geralmente desprezadas no estabelecimento de prioridades governamentais: a educação e a saúde.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.