Cursos de metodologia do ensino superior: abordagem crítica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0102-25551988000200004Palavras-chave:
Metodologia do ensino superior, Reciclagem de professores universitários, Papel do professor universitário, Cursos para professores universitáriosResumo
O tema que propomos para este estudo foi analisado e debatido pó 45 professores no I Encontro Regional Norte-Nordeste Pedagogia Aplicada ao Ensino Superior, realizado em Fortaleza (Ceará) em setembro de 1987. Na introdução, procuramos demonstrar que os cursos de Metodologia do Ensino Superior se organizaram respondendo, primeiramente, a uma necessidade sentida nas últimas décadas pelos docentes universitários e, posteriormente, a uma disposição legal. No corpo do artigo procuramos identificar, caracterizar e discutir quatro grandes linhas ou tendências na organização destes cursos: legalista, tecnicista, filosófica e multidimensional. A título de conclusão apresentamos uma proposta de organização de cursos de Metodologia de Ensino Superior que, já experimentada por vários especialistas, melhor respondeu, até agora, tanto às expectativas dos professores universitários como às nossas de educadores.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.