Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores

Autores

  • Isabel Alarcão

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551996000200002

Palavras-chave:

Professor Reflexivo, Praticum, Epistemologia Da Prática, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Nos anos oitenta, os artigos sobre formação de professores começaram a aparecer repletos de referência a um autor - Donald Schön - referências essas que, no virar da década, se intensificaram tanto que Schön chega a justificar hoje números temáticos de revistas de especialidade e constitui para muitos formadores de professores uma referência obrigatória. Qual a importância de Donald Schön? O presente artigo situa essa importância a partir de análise dos conceitos fundamentais desenvolvidos pelo autor nos livros The reflective practioner, Educating the reflective practioner e Theory and practice: increasing Professional effectiveness. Agrupando-os em três temas atuais para a formação de professores - o profissional necessário para os dias de hoje, a relação teoria e prática na formação, a reflexão e a educação para a reflexão - situa Donald Schön no movimento que valoriza a epistemologia da prática nos processos de desenvolvimento profissional do professor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos