Educação Superior e Novo Desenvolvimentismo: uma análise das políticas de expansão e reestruturação das universidades federais entre 2007 e 2010
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v5p72-91Palavras-chave:
Novo Desenvolvimentismo, Educação Superior, Ações Afirmativas, Universidades Federais, REUNI.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo uma análise quantitativa e qualitativa das políticas voltadas às universidades federais entre 2003 e 2010 (período que representa os dois mandatos do presidente Lula). A hipótese é que estas, especialmente após o ano de 2007, se configuram dentro do arcabouço político e institucional do que a literatura vem chamando de novo desenvolvimentismo, compreendido como um rearranjo político do projeto desenvolvimentista sobre bases democráticas e inclusivas. Embora essa associação entre novo desenvolvimentismo e políticas de educação superior possa ser feita desde 2003, a publicação do Plano de Desenvolvimento da Educação, e a aprovação do Reuni (ambos em 2007), aprofundaram essa associação estratégica.Downloads
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Publicado
2015-07-03
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Gestão & Políticas Públicas
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Como Citar
Silva, I. H. de M. e. (2015). Educação Superior e Novo Desenvolvimentismo: uma análise das políticas de expansão e reestruturação das universidades federais entre 2007 e 2010. Revista Gestão & Políticas Públicas, 5(1), 72-91. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v5p72-91