A Articulação da Liderança com o Discurso: como se estruturam as imagens do político
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2023.134812Palavras-chave:
Discurso Político, Identidade Política, liderança, persuasão, Psicologia PolíticaResumo
O artigo tem como principal objetivo analisar como se articulam a liderança e o discurso político para a influência dos cidadãos. Partindo do ponto de vista da Psicologia Política, observa-se que a atuação política, nos sistemas democráticos, requer uma legitimidade adquirida pelo consentimento do povo, que advém de uma construção identitária com os projetos de poder das lideranças políticas. Nesse sentido, a liderança em si e a imagem que tal projeta sobre o povo são fundamentais para essa construção. O povo, que fornece apoio ao líder político para estabelecer seu projeto de poder, é caracterizado pela heterogeneidade de concepções de mundo. Os diversos grupos sociais que o compõem são marcados por singularidades valorativas que exercem, cada qual a sua maneira, um determinado tipo de demanda política, configurando, assim, a necessidade de ofertas distintas de identidades políticas. Interpondo-se nessa relação, as instâncias midiáticas tem enorme poder, pois, quando exercem o papel de transmissoras das informações, elas as (re)significam de acordo com o enfoque dado, propiciando o surgimento de imagens que aportam para o fortalecimento de determinado sistema de crenças, e, em consequência, determinado preferência por liderança. O artigo compreende, então, analisar o processo de liderança em si, identificando as principais variáveis para o seu estabelecimento, e o discurso político, que permite a sedimentação de uma identidade política. Os valores identitários do povo e a sua relação com a construção das imagens serão igualmente analisados, observando, em conjunto, o papel desempenhado pelas mídias.
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