Motivação no Setor Público como Ferramenta Estratégica de Gestão: desafios e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v9p306-321Palavras-chave:
Motivação, Administração Pública, Eficiência, Políticas Públicas, Cultura Organizacional.Resumo
A motivação humana sempre foi um grande desafio para as organizações, principalmente no que se refere a instituições públicas. A presente pesquisa tem como objetivo explorar a importância da motivação dentro das organizações públicas e como esta pode contribuir para o aperfeiçoamento dos resultados destas instituições. O estudo desenvolveu-se através de uma revisão bibliográfica sobre as principais teorias motivacionais e análise de pesquisas já realizadas sobre motivação no setor público. Reflexões acerca do tema indicam que fatores motivacionais intrínsecos, como a relevância e essência do trabalho, têm grande importância na motivação dos servidores, e dependendo do contexto pessoal do servidor, até mais do que fatores motivacionais extrínsecos, como remunerações, salários e benefícios. Dessa forma, pode-se afirmar que fatores motivacionais intrínsecos tem grande influência sobre os resultados organizacionais. Essa pesquisa contribui com os estudos sobre motivação no serviço público ao avaliar o impacto que os fatores motivacionais extrínsecos e intrínsecos têm sobre os níveis de satisfação profissional e consequentemente dos resultados das organizações públicas.
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