Turismo Cultural y Policy Network: caracterización del modelo de negocio en la comuna de Camarones, Región de Arica y Parinacota, Chile
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v10p181-194Palavras-chave:
Policy Network, Turismo Cultural, Modelo de Negócios, Canvas Business Model, Commune of Camarones - ChileResumo
O artigo expõe os resultados de uma pesquisa destinada a estudar a situação da atividade turística cultural a partir da perspectiva dos modelos de negócios da rede de empresas como membro da rede de políticas da comuna de Camarones, em tantos insumos para uma proposta de elaboração de políticas públicas dos governos locais. Para tais efeitos são expostas às distinções do turismo cultural, dos modelos de negócios, assim como sua relação com o Plano de Desenvolvimento Comunitário (Pladeco). A metodologia de pesquisa utilizada foi exploratória quantitativa e as categorias de análise foram construídas com base nas variáveis do Modelo de Negócio Tela, uma ferramenta de gestão estratégica que permite avaliar o desenho de um negócio em sua oferta, clientes, infra-estrutura e a situação financeira do negócio, a fim de observar as deficiências e analisar o valor entregue. Como resultado, foi possível estabelecer uma caracterização da rede de empresas que operam na comuna de Camarones, bem como uma avaliação geral do processo de concepção de modelos de negócios, em termos de turismo cultural. Finalmente, conclui-se que os fatores prioritários a serem desenvolvidos por das empresas de turismo da comuna são basicamente três: a. produto turístico cultural, b. associatividade da rede c. modelo empresarial associativo, aspectos que podem ser abordados na elaboração de futuros planos de desenvolvimento comunitário
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