Ensino-Aprendizagem Por Meio de Vivências com Povos Indígenas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v10p68-87Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem, Povos indígenas, Experiências, Educação Superior, Formação em Políticas PúblicasResumo
Este texto aporta uma experiência de docência e extensão que se desenvolve há 6 anos e que tem se mostrado exitosa, envolvendo aprendizado teórico e prático, culminando com vivência imersiva em território indígena Guarani Aldeia Rio Silveiras. Fazemos aqui uma análise da abordagem didática da disciplina que combina aprendizagem em sala de aula, com convidados indígenas e docentes afeitos à temática, componentes da etapa preparatória ao campo; e metodologia de aprendizagem ativa, destinada a atividade prática de execução de projetos na aldeia durante a vivência. O objetivo final é o aprendizado e a sensibilização do participante e o despertar da consciência crítica a respeito da diversidade cultural e dos saberes ancestrais, explorando aspectos emocionais e de profundos aprendizados através do convívio dentro do modo de vida guarani (Nhanderekó).
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