Narrativas Periféricas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v10p172-180Palavras-chave:
Narrativa;, Periferia;, Universidade;, Discriminação;, Democracia.Resumo
O texto apresenta reflexões a partir de relatos territoriais. Traz informações relevantes do processo histórico sobre o acesso à educação, o perfil do alunado na universidade, e os desafios enfrentados para a manutenção desses alunos na trajetória escolar. Assim, convida o leitor a tomar contato com o livro que originalizou o texto/resenha, de modo a conhecer a obra que explicita a problematização sobre o perfil dos estudantes universitários.
Downloads
Referências
Almeida, Silvio Luiz. (2019). Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen. Acessado em 21 de setembro de 2020, de:
Borges, Gabriel Caio Correa. (2017). A ideia de narrativa de Walter Benjamin e seus desdobramentos. Revista Lampejo, 6(2), 63-77. Acessado em 21 de setembro de 2020, de: http://revistalampejo.org/edicoes/edicao-12-vol_6_n_2/artigos/4%20-%20A%20IDEIA%20DE%20NARRATIVA%20DE%20WALTER%20BENJAMIN.pdf
Cueva, Diana Enriquez. (2020). Algumas reflexões que o Keralux me proporcionou. In: Érica Peçanha. Narrativas Periféricas: entre pontes, conexão e saberes plurais. (pp 57-60). São Paulo: Editora Amavise.
Fernandes, Fernando., Silva, Jailson de Souza., & Barbosa, Jorge. (2018). O paradigma da potência e pedagogia da convivência. Revista Periferias, 1(1). Editorial. Acessado em 21 de setembro de 2020, de: http://revistaperiferias.org/materia/o-paradigma-da-potencia-e-apedagogia-da-convivencia/
Godoy-Flores, Iván. (2019). Uma Epistemologia das Políticas Públicas: elementos para a ação pública. Revista Gestão & Políticas Públicas, 9(2), 354-360. Acessado em 12 de Novembro de 2020, de: https://www.revistas.usp.br/rgpp/article/view/183251
Gonçalves, Fagner de Souza. (2020). Nossas favelas: sentimento de pertencimento através da transformação. Em Érica Peçanha. Narrativas Periféricas: entre pontes, conexão e saberes plurais. (pp 61-64). São Paulo: Editora Amavise.
Gonçalves Filho, José. Moura. (2017). Humilhação Social - Alguns Elementos para o Exame Psicológico de um Sofrimento Político. Aulas presenciais. SP.
Grossmann, Martin. (2020). Epílogo: do Rio, zona norte, a Guaraciaba, Keralux, São Remo... Em Érica Peçanha. Narrativas Periféricas: entre pontes, conexão e saberes plurais. (pp 237-251). São Paulo: Editora Amavise.
Guzzo, Raquel Souza Lobo. (2015). Psicologia Crítica: um movimento de ruptura dentro da Psicologia. Estudos de Psicologia, 32(3), 519-520. Acessado em 12 de sembro de 2020, de: https://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000300016a
Magnavita, Ericsson Michel Silva. (2020). Depoimento de Ericsson Magnavita. Em Érica Peçanha. Narrativas Periféricas: entre pontes, conexão e saberes plurais. (pp 117-124). São Paulo: Editora Amavise.
Marinho, Marcio Vidal. (2020). Centralidades Periféricas – um sonho em construção. Em Érica Peçanha. Narrativas Periféricas: entre pontes, conexão e saberes plurais. (pp 211-213). São Paulo: Editora Amavise.
Patto, Maria Helena Sousa. (2015). A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Intermédios.
Peçanha, Érica. (2020a). Narrativas Periféricas: entre pontes, conexão e saberes plurais. São Paulo: Editora Amavise.
Peçanha, Érica. (2020b). Uma trajetória entre tantas narrativas. Em Érica Peçanha. Narrativas Periféricas: entre pontes, conexão e saberes plurais. (pp 217-222). São Paulo: Editora Amavise.
Penha, Leandro Oliva. (2020). Carta ao tempo. Em Érica Peçanha. Narrativas Periféricas: entre pontes, conexão e saberes plurais. (pp 231-236). São Paulo: Editora Amavise.
Pinto, Kaio Gabriel Gameleira da Silva. (2020). Da Vila Guaraciaba para a USP, da USP para a Vila Guaraciaba. Em Érica Peçanha. Narrativas Periféricas: entre pontes, conexão e saberes plurais. (pp 23-28). São Paulo: Editora Amavise.
Santos, Gislene Aparecida dos. (2013). Eichmann, o Racismo Institucional e as Políticas Públicas: reflexões sobre o PIMESP e outras políticas. Revista Gestão & Políticas Públicas, 3(1), 113-131. Acessado em 114 de agosto de 2020, de: https://www.revistas.usp.br/rgpp/article/view/97889
Santos, Jacqueline Jaceguai Chagas Nunes dos. (2020). A quebrada resiste! Em Érica Peçanha. Narrativas Periféricas: entre pontes, conexão e saberes plurais. (pp 43-48). São Paulo: Editora Amavise.
Santos, Paulo Rogério Nunes dos. (2020). O projeto para as diversas comunidades e suas singularidades. Em Érica Peçanha. Narrativas Periféricas: entre pontes, conexão e saberes plurais. (pp 191-196). São Paulo: Editora Amavise.
Sato, Danilo Pereira. (2020). Com quantas pessoas (e dias) se faz um censo?. Em Érica Peçanha. Narrativas Periféricas: entre pontes, conexão e saberes plurais. (pp 125-128). São Paulo: Editora Amavise.
Saviani, Dermeval. (1999). Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados.
Sawaia, Bader. (2001). As artimanhas da exclusão. Vozes. Petrópoles.
Silva, Alessandro (2012). Psicologia Política, movimentos sociais e políticas Públicas. Tese de Livre Docencia. Universidade de São Paulo. São Paulo.
Silva, Alessandro Soares da. (2013). Um enfoque psicopolítico das políticas públicas. Revista Electrónica de Psicología Política, 11(30), 1-6. Acessado em 12 de maio de 2019, de: https://www.researchgate.net/publication/344664075_Um_Enfoque_Psicopolitico_das_Politicas_Publicas_Un_Enfoque_Psicopolitico_de_las_Politicas_Publicas
Silva, Alessandro Soares da. (2018a). A Ação Pública: um outro olhar sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas. Revista Gestão & Políticas Públicas, 8(1), 194-204. Acessado em 12 de Novembro de 2020, de: https://www.revistas.usp.br/rgpp/article/view/175154
Silva, Alessandro (2018b). Um Esboço do que poderia ser a Psicologia Política da Ação Pública. Cadernos da ANPEPP, GT 62, Psicologia Política. Acessado em 25 de fevereiro de 2018, de: https://www.researchgate.net/publication/344134091_Um_Esboco_do_que_poderia_ser_a_Psicologia_Politica_da_Acao_Publica
Silva, Alessandro Soares da., & Braz, Sandra Regina Ramos. (2020). Orientação Vocacional, Raça e Poder: implicações psicopolíticas de processos de dominação social. Revista Electrónica de Psicología Política, 18(44). 59-79. Acessado em 12 de Novembro de 2020, de: https://www.researchgate.net/publication/343981679_Orientacao_Vocacional_Raca_e_Poder_implicacoes_psicopoliticas_de_processos_de_dominacao_social
Silva, Eliana Sousa. (2020). Prólogo: vivências e trocas – de tudo fica um pouco... Em Érica Peçanha. Narrativas Periféricas: entre pontes, conexão e saberes plurais. (pp 15-20). São Paulo: Editora Amavise.
Silva, Rafael Pompeu da. (2020). Revisitando minha trajetória. Em Érica Peçanha. Narrativas Periféricas: entre pontes, conexão e saberes plurais. (pp 31-40). São Paulo: Editora Amavise.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sandra Regina Ramos Braz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A RG&PP segue o padrão Creative Commons (CC BY-NC-SA), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
A RG&PP utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – plagiarismo (Crossref Similarity Check) nos artigos submetidos ao periódico.