Ideologia, Mundo Profissional e as Noções de Sucesso e Fracasso Entre Jovens Estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2024.199132

Palavras-chave:

Sucesso, Fracasso, Jovens, Ideologia, Trabalho

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar conceitos de sucesso e fracasso profissional entre jovens estudantes de 18 a 25 anos, refletindo como eles articulam suas trajetórias de aprendizagem e trabalho, visões de mundo de futuro e a intersecção de gênero, etnia e classe social. Em um diálogo crítico entre os autores da Psicologia Social e da Educação, buscamos refletir, teoricamente, sobre os conceitos de sucesso e fracasso profissional no contexto neoliberal do mundo do trabalho e da educação e formação, e como eles contribuem para a individualidade dos fenômenos sociais, o fortalecimento da meritocracia liberal. Com isso, questionamos as contribuições do psicólogo para pensar a superação da ideologia de sucesso e fracasso no mundo neoliberal. Para analisar as informações coletadas nas entrevistas semiestruturadas, optou-se pelo método de interpretação construtiva. Diante das informações expostas pelos entrevistados, os resultados indicam dificuldades de compreensão dos participantes no que tange ao pano de fundo sócio-histórico neoliberal como atravessador para uma construção de projeto de vida de futuro, tendência a compreender que somente por esforços próprios é possível alcançar sucesso e a saída da condição de fracasso. Mas, se por um lado, alguns participantes afirmam que o sucesso depende do esforço individual, por outro lado questões de gênero e raça surgem como obstáculos para a igualdade de oportunidades no mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

  • Sandra Regina Ramos Braz, Universidade de Sao Paulo

    Psicóloga graduada pela Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo da Escola de Artes Ciências e Humanidades  da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. 

  • Antonio Euzébios Filho, Universidade de São Paulo

    Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil; mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil. Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2024-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Braz, S. R. R., & Euzébios Filho, A. (2024). Ideologia, Mundo Profissional e as Noções de Sucesso e Fracasso Entre Jovens Estudantes. Revista Gestão & Políticas Públicas, 14(1), 23-41. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2024.199132