Ideologia, Mundo Profissional e as Noções de Sucesso e Fracasso Entre Jovens Estudantes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2024.199132Palavras-chave:
Sucesso, Fracasso, Jovens, Ideologia, TrabalhoResumo
A pesquisa teve como objetivo analisar conceitos de sucesso e fracasso profissional entre jovens estudantes de 18 a 25 anos, refletindo como eles articulam suas trajetórias de aprendizagem e trabalho, visões de mundo de futuro e a intersecção de gênero, etnia e classe social. Em um diálogo crítico entre os autores da Psicologia Social e da Educação, buscamos refletir, teoricamente, sobre os conceitos de sucesso e fracasso profissional no contexto neoliberal do mundo do trabalho e da educação e formação, e como eles contribuem para a individualidade dos fenômenos sociais, o fortalecimento da meritocracia liberal. Com isso, questionamos as contribuições do psicólogo para pensar a superação da ideologia de sucesso e fracasso no mundo neoliberal. Para analisar as informações coletadas nas entrevistas semiestruturadas, optou-se pelo método de interpretação construtiva. Diante das informações expostas pelos entrevistados, os resultados indicam dificuldades de compreensão dos participantes no que tange ao pano de fundo sócio-histórico neoliberal como atravessador para uma construção de projeto de vida de futuro, tendência a compreender que somente por esforços próprios é possível alcançar sucesso e a saída da condição de fracasso. Mas, se por um lado, alguns participantes afirmam que o sucesso depende do esforço individual, por outro lado questões de gênero e raça surgem como obstáculos para a igualdade de oportunidades no mundo do trabalho.
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