Marketing Social como Ferramenta de Resgate da Boa Política de Vacinação Brasileira: uma análise de conteúdo de marketing social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/9eq30t93

Palavras-chave:

covid-19, análise de conteúdo, marketing social, vacinação, movimento antivacina

Resumo

Até abril de 2021, o avanço do vírus covid-19 já havia tirado as vidas de mais de 2 milhões de pessoas mundialmente, com mais de 300 milhões de contaminados. Além de campanhas de prevenção por métodos não medicinais, campanhas de vacinação focadas na conscientização da população e destruição de mitos antivacina são necessárias. O objetivo deste artigo foi, através do método da Análise de Conteúdo, descrever os apelos utilizados nas campanhas veiculadas pelo Ministério da Saúde em favor da vacinação da população. Observou-se um bom nível de apelos racionais e empáticos em boa parte das peças estudadas, porém os níveis de representatividade foram abaixo do recomendado, e o apelo de autoridade utilizado em algumas delas tende a perder o efeito com o tempo.

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Biografia do Autor

  • Claudia Rosa Acevedo, Universidade de São Paulo

    Graduado em economia pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, e doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP, Brasil. Atualmente é professora do bacharelado em Marketing e do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Dayana Lais Oliveira, Sem Registro de Afiliação

    Graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Namara de Tullio Soggia, Sem Registro de Afiliação

    Graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Bruno Catão, Sem Registro de Afiliação

    Graduado em Marketing pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2024-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Acevedo, C. R. ., Oliveira, D. L. ., Soggia, N. de T. ., & Catão, B. (2024). Marketing Social como Ferramenta de Resgate da Boa Política de Vacinação Brasileira: uma análise de conteúdo de marketing social. Revista Gestão & Políticas Públicas, 14(1), 106-122. https://doi.org/10.11606/9eq30t93