Políticas Públicas, Factores Determinantes
DOI:
https://doi.org/10.11606/rgpp.v12i1.204271Palavras-chave:
Amazônia, Gestão Ambiental, Poder, Políticas Públicas, TerritorialidadesResumo
Este texto é extraído de um documento resultante de pesquisas realizadas como parte dos programas de pesquisa Duramaz e Duramaz 2, graças ao financiamento da ANR (Agência Nacional de Pesquisa), que permitiu duas longas missões de pesquisa de campo em Parauapebas (Pará) em 2007 e 2014. O documento é inédito e disponível apenas em pdf no site de arquivo aberto do HalSHS, sob o título Et au milieu coule l'Igarapé gelado. Camponeses, cooperativa, município e vale em Parauapebas (Pará, Amazônia brasileira). É parte da primeira parte do texto "Um exemplo de desenvolvimento sustentável, a cooperativa de frutas Cooper", escrito por Évelyne Gauché, Guillaume Marchand, Neli Aparecida de Mello-Théry, Hervé Théry e Véronique Van Tilbeurgh, que participaram da primeira missão, com o apoio de Rovaine Ribeiro.
Downloads
Referências
Aquino, Maria José. (2006). O Ferro e a “Canga”: disputas e parcerias na Conservação e Exploração Mineral em Carajás. III Encontro da ANPPAS, Brasília, 23 a 26 de maio.
Di Antoni, Giorgio. (2008). L’Amazonie globalisée: le programme pilote pour la conservation des forêts tropicales brésiliennes. Tese (Doutorado em Développement et Relations Internationales). Institut de Hautes Études Internationales et du Développement, Genebra.
Mancin, Rinaldo César. (2001). Edistado e sociedade na busca do desenvolvimento sustentável em projetos demonstrativos. Dissertação de mestrado. Universidade de Brasília.
Mello, Neli Aparecida de. (2002). Políticas públicas territoriais na Amazônia brasileira. Conflitos entre conservação ambiental e desenvolvimento, 1970-2000. Thèse de doctorat, Université Paris-X.
Mello, Neli Aparecida de. (2006). Políticas Territoriais na Amazônia. São Paulo: Annablume.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Neli Aparecida Mello-Théry

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A RG&PP segue o padrão Creative Commons (CC BY-NC-SA), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
A RG&PP utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – plagiarismo (Crossref Similarity Check) nos artigos submetidos ao periódico.