A Docência Universitária na Agenda de Negócios de Impacto Socioambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2023.206160

Palavras-chave:

Negócios de Impacto Socioambiental, Ensino, Docentes, Metodologias ativas, Ensino universitário

Resumo

O ecossistema de Negócios de Impacto Socioambiental (NIS) já se encontra em maturação. Tal fato é, também, resultado de ações junto à academia e docentes universitários, principalmente operacionalizadas por meio do Programa Academia e a Rede Academia do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) a partir do reconhecimento destes enquanto stakeholders fundamentais para a perenidade e longevidade dos debates dos NIS. Assim, este artigo objetiva descrever a experiência da docência universitária no tema de Negócios de Impacto Socioambiental, a partir dos docentes que compõem a Rede Academia ICE, verificando os caminhos metodológicos utilizados para abordar em sala de aula um tema emergente. Para tanto, foram entrevistados 5 docentes, de 5 IES diferentes, sendo 3 privadas e 2 públicas. Dentre as conclusões, percebe-se a ampla utilização de metodologias ativas de ensino/aprendizagem, que colocam a centralidade no discente no processo pedagógico e o constante intercâmbio de conhecimentos entre universidade e comunidades vulneráveis, enquanto predicados para entregar o “impacto” ao qual os NIS se referem.

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Biografia do Autor

  • Hugo Pedro Guornik, Universidade de São Paulo

    Graduado em Gestão de Políticas Públicas e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação emGestão de Políticas Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Guornik, H. P. (2023). A Docência Universitária na Agenda de Negócios de Impacto Socioambiental. Revista Gestão & Políticas Públicas, 13(2), 213-230. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2023.206160