Diagnóstico Sobre o Estudo da Sustentabilidade nos Cursos de Ensino Superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2023.206469

Palavras-chave:

Brasil, Educação Superior, Educação Ambiental, Políticas Públicas, Sustentabilidade

Resumo

O Desenvolvimento Sustentável é uma busca incessante por Estados e indivíduos para melhoria da qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. O Brasil como signatário do Acordo de Paris e dos ODS busca ações para atingir os objetivos propostos, e uma delas está associada à meta 4.7. dos ODS, onde reforça a importância da educação para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, esse artigo descritivo, utilizando o método hipotético dedutivo, e uma pesquisa do tipo qualitativa quantitativa, buscou identificar, utilizando-se da base dos dados nacionais do MEC, os cursos de graduação no Brasil associados a temática sustentabilidade, georreferenciando-os visando mapeá-los e quantificar sua distribuição de vagas em relação a população brasileira. Após análise dos resultados, foi possível identificar que existem no Brasil 341 cursos de ensino superior voltado para a temática da sustentabilidade contabilizando 396.349 vagas/ano ofertadas em 25 Estados e Distrito Federal, mas de forma desigual, priorizando Estados do eixo Sul-Sudeste, o que demonstra sua permeabilidade no território nacional, mas ainda incipiente para que o tema seja de fato difundido nos cursos superiores, e dessa forma seja atingido o tão esperado Desenvolvimento Sustentável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vitor Calandrini, Sem Registro de Afiliação

    Mestre em Sustentabilidade pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Lygia Fraga Bellintani, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidade

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em  Sustentabilidade pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Laura Kraft, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em  Sustentabilidade pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Paulo Santos de Almeida, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Livre-Docente em Direito Ambiental e professor do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Referências

Bolea, Yolanda., Grau, Antoni., Domingo, Juan., & Martinez, Hermínio. (2004). Ambientalización Curricular de los Estudios de Informática Industrial: La experiencia en la UPC. Jornadas de Enseñanza Universitaria de Informática: robótica e informática industrial, 10, Universidade de Alicante, 443-451. Acessado em 15 de setembro de 2023, de: https://www.scielo.br/j/er/a/bsyxRQHhjSgJjFWcBCSYLbx/?format=pdf&lang=pt

Costa, José Junio Souza da. (2015). A Educação Segundo Paulo Freire: uma primeira análise filosófica. Theoria: Revista Eletrônica de Filosofia. 7(18), 72-88. x http://www.theoria.com.br/edicao18/06182015RT.pdf

E-MEC (comp.). (2023) Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. Acessado em 15 de setembro de 2023, de: https://emec.mec.gov.br/

Gil, Antônio Carlos. (2002). Como elaborar projetas de pesquisa Antonio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo: Atlas.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2022). Informações sobre cidades. Acessado em 12 de Dezembro de 2022, de: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/panoramahttps://www.ibge.gov.br/apps/populacao/pr

Lima, Carlos Eduardo., Amancio-Vieira, Saulo Fabiano. (2017). A institucionalização da temática da sustentabilidade no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração,11(5), 20-36. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v11i5.1049. Acessado em 12 de Dezembro de 2023, de: https://periodicos.uff.br/pca/article/view/11311

Malheiros, Tadeu Fabrício., Peres, Mario Alejandro., Sampaio, Carlos Alberto Cioce A., & Zuñiga, Christian Henríquez. (2013). The challenges of the sustainability theme in postgraduate education. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 10(21), 537-552. Acessado em 1 de janeiro de 2023, de: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/576/416

Marcomin, Fátima Elizabeti., Silva, Alberto Dias Vieira da. (2009). A sustentabilidade no ensino superior brasileiro: alguns elementos a partir da prática de educação ambiental na Universidade. Contrapontos, 9(2), 104-117. Acessado em 15 de setembro de 2022, de: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/999

Marques, Dimas Renato Pallu. (2018). Em pauta, o tráfico de animais silvestres: a cobertura da Folha de S. Paulo e O Globo (2010-2014). Dissertação (Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, São Paulo.

Marchelli, Paulo Sérgio. (2007). O sistema de avaliação externa dos padrões de qualidade da educação superior no Brasil: considerações sobre os indicadores. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., 15(56), 351-372.

Oliveira, Maxwell Ferreira. (2011). Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: Universidade Federal de Goiás. Acessado em 15 de setembro de 2022, de: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf

Freire, Paulo. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Saunders, Mark., Lewis, Philip., & Thornhill, Adrian. (2007). Research Methods for Business Students. Harlow: Financial Times Prentice Hall.

Steffen, Willk., Richardson, Katherine., Rockström, Johan., Cornell, Sarah., Fetzer, Ingo., Bennett, Elena., e cols. (2015) Planetary boundaries: Guiding human development on a changing planet. Science, 347(6223), 1259855.

Tozato, Heloisa de C. (2022). Educação Crítica para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) no Ensino Superior: reflexões sobre conservação e manejo da biodiversidade e a cartografia temática. Revista Gestão & Políticas Públicas, 12(1), 146-160. https://doi.org/10.11606/rgpp.v12i1.204621UI GreenMetric World University Rankings - Classificações Gerais 2021. Acessado em 15 de setembro de 2022, de: https://greenmetric.ui.ac.id/rankings/overall-rankings-2021

UNESCO. (1998). Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação. Em Conferência mundial sobre o ensino superior. (pp. 17-33). Brasília: UNESCO/CRUB.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Calandrini, V., Bellintani, L. F., Kraft, L., & Almeida, P. S. de . (2023). Diagnóstico Sobre o Estudo da Sustentabilidade nos Cursos de Ensino Superior no Brasil. Revista Gestão & Políticas Públicas, 13(2), 194-212. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2023.206469