Ensino Secundário e os Desafios do Professorado na Guiné-Bissau: o caso dos professores novos ingressos (2019 – 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rgpp.v13i1.206509

Palavras-chave:

Educação, Ensino Público Secundário, Professores Novos, Guiné-Bissau, Política

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo sobre os principais desafios que os professores recém-colocados no ensino público secundário de Guiné-Bissau vêm enfrentando durante o período de 2019–2022. Remete-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho documental e bibliográfico, com aplicação de questionário com perguntas abertas como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam como principais dilemas desses professores: falta de materiais didáticos para lecionarem; baixos salários e com atrasos nos seus pagamentos; falta de motivação e de acompanhamento; ausência de uma política de inspeção do exercício funcional de suas atividades; precárias condições de infraestruturas escolares e dentre outros. Perante o exposto, espera-se que o governo acione novas dinâmicas, para a implementação de políticas educacionais capazes de atender os anseios que os professores novos ingressos vem demandando nos últimos quatro anos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivaldino Carlitos Nhaga, Universidade de São Paulo

    Graduado em Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape, CE, Brasil. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo, São Paulo Brasil

Referências

Augel, Moema Parente. (2007). O desafio do escombro: nação, identidades e pós-colonialismo na literatura da Guiné-Bissau. Editora Garamond.

Bardin, Laurence L. (2011). Análise de conteúdo. SP: Edições, 70.

Campos, Bártolo., & Furtado, Alexandre. (2009). Política Docente na Guiné-Bissau. Banco Mundial, Bissau. Acessado em 19 de dezembro de 2022, de: https://www.relaappe.fe.unicamp.br/pf-relaappe/campos_furtado_2009.pdf

Ditadura de Consenso. (2022). “Professores novos ingressos com salário em atraso há 8 meses”. Acessado em 27 de dezembro de 2022, de: http://ditaduraeconsenso.blogspot.com/2022/05/professores-novos-ingressos-com-salario.html

Furtado, Alexandre Brito Ribeiro. (2005). Administração e gestão da educação na Guiné-Bissau: Incoerências e descontinuidades (Dissertação de Doutoramento, Universidade de Aveiro (Portugal).

Gil, Antônio Carlos. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. -São Paulo: Atlas.

Leal, Edvalda., Ferreira, Layne., & Farias, Raíssa. (2020). O papel do estágio docência no desenvolvimento de competências didático-pedagógicas no contexto da pós-graduação em Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 14(2). Acessado em 28 de dezembro de 2022, de: https://doi.org/10.17524/repec.v14i2.2525

Lopes, Luísa da Silva. (2014). A Lei de Bases do Sistema Educativo da Guiné-Bissau: Uma análise do processo de construção política. Aveiro: Universidade de Aveiro (Dissertação de Mestrado).

M´bunde, Timóteo Saba. (2018). As políticas externas brasileira e chinesa para a Guiné-Bissau em abordagem comparada (1974-2014). Gramma.

Malú, Euclides Musnda., Seidi, Mutaro., Caomique, Policarpo Gomes. (2020). O acesso e permanência exitosa dos estudantes no ensino superior na Guiné-Bissau (2000-2018). Em Cá. Lourenço., Farias. Vanessa., Medeiros. Jarles., & Cá. Cristina. (Ed.). Histórias que se cruzam no além-mar: educação e memoria nos espaços lusófonos. (Vol.1). (pp. 225-236). Embu das Artes : Alexa Cultural.

Mango, Aldair Alberto. (2021). A formação da identidade cultural guineense a partir da lei de base: um recorte sobre a Educação Básica. Acessado em 26 de dezembro de 2022, de: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2099/1/2021_arti_aldairmango.pdf

Monteiro, João José Huco. (2005). A Educação na Guiné Bissau: Bases para uma estratégia sectorial renovada. Bissau: República da Guiné-Bissau-Ministério da Educação Nacional.

República da Guiné-Bissau. (2011). Ministério da Educação Nacional, Cultura, Ciência, Juventude e dos Desportos. Lei de Bases do Sistema Educativo. Bissau.

Té, Francisco Armando Bilima. (2017). Políticas Educativas na Guiné-Bissau: estudo longitudinal dos ensinos básico e secundário. (Dissertação de Mestrado). Acessado em 06 de julho de 2023, de: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/15299/1/francisco_te_diss_mestrado.pdf

Van, Thiel Sandra (2014). Research methods in public administration and public management: An introduction. Routledge.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nhaga, I. C. . (2023). Ensino Secundário e os Desafios do Professorado na Guiné-Bissau: o caso dos professores novos ingressos (2019 – 2022). Revista Gestão & Políticas Públicas, 13(1), 143-158. https://doi.org/10.11606/rgpp.v13i1.206509