Ensino Secundário e os Desafios do Professorado na Guiné-Bissau: o caso dos professores novos ingressos (2019 – 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rgpp.v13i1.206509

Palavras-chave:

Educação, Ensino Público Secundário, Professores Novos, Guiné-Bissau, Política

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo sobre os principais desafios que os professores recém-colocados no ensino público secundário de Guiné-Bissau vêm enfrentando durante o período de 2019–2022. Remete-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho documental e bibliográfico, com aplicação de questionário com perguntas abertas como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam como principais dilemas desses professores: falta de materiais didáticos para lecionarem; baixos salários e com atrasos nos seus pagamentos; falta de motivação e de acompanhamento; ausência de uma política de inspeção do exercício funcional de suas atividades; precárias condições de infraestruturas escolares e dentre outros. Perante o exposto, espera-se que o governo acione novas dinâmicas, para a implementação de políticas educacionais capazes de atender os anseios que os professores novos ingressos vem demandando nos últimos quatro anos.

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Biografia do Autor

  • Ivaldino Carlitos Nhaga, Universidade de São Paulo

    Graduado em Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape, CE, Brasil. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo, São Paulo Brasil

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Nhaga, I. C. . (2023). Ensino Secundário e os Desafios do Professorado na Guiné-Bissau: o caso dos professores novos ingressos (2019 – 2022). Revista Gestão & Políticas Públicas, 13(1), 143-158. https://doi.org/10.11606/rgpp.v13i1.206509