Implementação da Escola Cívico-Militar a partir do Olhar dos Fluxos Múltiplos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2024.226148Palavras-chave:
Escolas Cívico-Militares, Modelo de Fluxos Múltiplos, Políticas Públicas, Educação, agenda governamentalResumo
O presente artigo analisa o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares no Brasil, uma política pública com iniciativa do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Defesa. O programa propõe a gestão educacional e administrativa das unidades educacionais regulares com a participação do corpo docente e o apoio de militares da reserva, sendo um modelo de gestão baseado nos Colégios Militares. Utilizando o modelo de Fluxos Múltiplos, de John Kingdon, a análise busca mostrar como as Escolas Cívico-Militares emergiram como uma das principais políticas públicas de educação do governo federal. Os Fluxos Múltiplos ajudam a compreender as dinâmicas de tomada de decisão, considerando variáveis como poder, racionalidade e escolhas de prioridades, simplificando as realidades complexas e facilitando a compreensão das decisões e momentos de inflexão no cenário da educação brasileira. Uma análise crítica fundamentada nesse modelo teórico consagrado é essencial para aprimorar o debate e informar a tomada de decisões na área educacional.
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