Motivação, Satisfação no Serviço Público e o Papel Mediador do Chamado Ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2024.228030Palavras-chave:
satisfação no trabalho, chamado ocupacional, servidor público, Motivação, GestãoResumo
O objetivo desta pesquisa foi verificar se a motivação para o serviço público influencia positivamente o chamado ocupacional e a satisfação no trabalho e se o chamado ocupacional influencia positivamente a satisfação no trabalho, bem como medeia a relação entre a motivação para o serviço público e a satisfação no trabalho. Com esse propósito, foi realizada uma pesquisa com os servidores das instituições públicas de ensino, sendo quantitativa, descritiva, com uso de dados primários e corte transversal e a análise por meio da Modelagem de Equação Estrutural (MEE). Os resultados apontam que o chamado ocupacional pode ser considerado o mediador entre a motivação para o serviço público e satisfação no trabalho, bem como recebe influência da motivação para o serviço público e influencia a satisfação no trabalho. Por outro lado, a motivação para o serviço público não apresentou influência na satisfação no trabalho. Assim, este estudo propicia ferramentas para o desenvolvimento e o aprimoramento de políticas na área de gestão de recursos humanos, através da identificação de onde e como os servidores podem encontrar sentido no desempenho de seu trabalho em prol do atendimento dos interesses da sociedade.
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