Motivação, Satisfação no Serviço Público e o Papel Mediador do Chamado Ocupacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2024.228030

Palavras-chave:

satisfação no trabalho, chamado ocupacional, servidor público, Motivação, Gestão

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar se a motivação para o serviço público influencia positivamente o chamado ocupacional e a satisfação no trabalho e se o chamado ocupacional influencia positivamente a satisfação no trabalho, bem como medeia a relação entre a motivação para o serviço público e a satisfação no trabalho. Com esse propósito, foi realizada uma pesquisa com os servidores das instituições públicas de ensino, sendo quantitativa, descritiva, com uso de dados primários e corte transversal e a análise por meio da Modelagem de Equação Estrutural (MEE). Os resultados apontam que o chamado ocupacional pode ser considerado o mediador entre a motivação para o serviço público e satisfação no trabalho, bem como recebe influência da motivação para o serviço público e influencia a satisfação no trabalho. Por outro lado, a motivação para o serviço público não apresentou influência na satisfação no trabalho. Assim, este estudo propicia ferramentas para o desenvolvimento e o aprimoramento de políticas na área de gestão de recursos humanos, através da identificação de onde e como os servidores podem encontrar sentido no desempenho de seu trabalho em prol do atendimento dos interesses da sociedade.

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Biografia do Autor

  • Fábia Colli Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Possui  graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas, Cachoeiro de Itapemirim, ES, Brasil; Mestrado em Administração e Ciências Contábeis pela FUCAPE Business School, Vitória, ES, Brasil. Atualmente é técnico administrativo em educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

  • Silveli Cristo-Andrade, Escola de Negócios Fucapé

    Doutora em Gestão pela Universidade da Beira Interior, Covilha, Castelo Branco, Portugal. Atualmente é Professora Associada no curso de Administração da Fucape Business School, Vitoria, ES, Brasil.

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Publicado

2024-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Siqueira, F. C. ., & Cristo-Andrade, S. . (2024). Motivação, Satisfação no Serviço Público e o Papel Mediador do Chamado Ocupacional. Revista Gestão & Políticas Públicas, 14(1), 1-22. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2024.228030