Professores e Inclusão: reflexões sobre a educação inclusiva em uma escola estadual da zona sul de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2025.242479Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Formação de Professores, Necessidades Educacionais Específicas, Políticas Educacionais, AprendizagemResumo
Este artigo apresenta um relato de uma pesquisa-ação realizada numa escola estadual da Zona Sul de São Paulo com o objetivo de identificar as dificuldades encontradas pelos professores em realizar a inclusão das crianças com deficiência e com necessidades educacionais específicas, e, ao mesmo tempo, oferecer subsídios e apoio para o aperfeiçoamento da prática docente de professores em exercício. A metodologia consistiu em uma fase de campo com entrevistas semiestruturadas para investigar fatores psicossociais e pedagógicos que influenciam a prática dos docentes. Os dados revelaram que o tempo de docência e as formações das participantes não as capacitaram de forma prática e teórica para trabalhar com esses alunos. As falas das professoras demonstraram que, apesar de mais de dez anos de atuação e de múltiplas formações na área da educação, esses cursos não foram eficazes para que elas construíssem uma identidade profissional de "saber-fazer e ser" em uma perspectiva inclusiva e crítica. Os resultados forneceram subsídios para ampliar os estudos sobre a formação de professores e formular uma proposta de formação continuada que possibilite a reflexão sobre o uso de metodologias participativas que favoreçam o desenvolvimento pleno de crianças em suas necessidades específicas respeitando a diversidade.
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