Transformação de padrões centroafricanos no samba urbano do Rio de Janeiro
1933-1978
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p78-103Palavras-chave:
Samba urbano; música africana; linhas-guia; análise musical; escravismoResumo
Este artigo pretende identificar, pelo viés da análise musical, transformações de padrões centro-africanos (linhas-guia em particular) no samba urbano do sudeste brasileiro, à luz do processo colonial e de sua projeção no século XX. Entendendo que as vias transat lânticas desenhadas pelo comércio escravista dão início a uma ligação entre territórios separados pelo oceano através de uma convivência forçada, desigual e desestabilizadora de grupos diferentes, formulamos a hipótese de que culturas diversas podem ter assimilado a seu modo as práticas musicais de outras, contribuindo para formar as estruturas complexas daquilo que hoje identificamos como o samba urbano brasi leiro.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2018-08-30
Edição
Seção
Dossiê "Samba: 1917-2017"
Licença
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
Como Citar
Menezes, E. V. (2018). Transformação de padrões centroafricanos no samba urbano do Rio de Janeiro: 1933-1978. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 70, 78-103. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p78-103