Itinerários de um mundo musical
a música de câmara brasileira nos concertos da Sonata (Portugal)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p27-46Palavras-chave:
Sociedades de concerto, Fernando Lopes-Graça, música de câmara brasileiraResumo
Surgidas em um período de carência de atividade musical erudita em Portugal, as sociedades de concerto foram um importante instrumento de formação de público, socialização e difusão de uma vasta produção, envolvendo agentes das mais diversas origens, formações, interesses e posições ideológicas. Tomamos em destaque neste artigo a Sonata, fundada em 1942 por Fernando Lopes-Graça e amigos e ativa até 1960, que realizou a estreia, no país, de muitas obras, inclusive diversas de compositores brasileiros. A partir da análise e contextualização desse repertório, buscamos compreender as redes de sociabilidade envolvidas em sua circulação, lançando um olhar sobre a Sonata como um espaço de articulação entre diferentes vivências musicais.
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Publicado
2019-09-04
Edição
Seção
Dossiê: O musicar como trilha para a etnomusicologia
Licença
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Como Citar
Lopes, G. (2019). Itinerários de um mundo musical: a música de câmara brasileira nos concertos da Sonata (Portugal). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 73, 27-46. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p27-46