Anna Maria Maiolino sob a perspectiva da crítica de processo: vestígios da criação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i77p143-167

Palavras-chave:

Anna Maria Maiolino, crítica de processos, processos de criação, obras processuais, textura intersemiótica

Resumo

O artigo tem o objetivo de discutir a obra de Anna Maria Maiolino sob a perspectiva de seu processo de criação. Será apresentado o contexto acadêmico no qual a pesquisa está inserida, que propõe a crítica de processos de criação como uma abordagem para a arte. Pesquisas que lidam com os registros, deixados pelos artistas, ao longo de seus percursos artísticos. Destaca-se a relevância de se propor uma teoria crítica de processo diante de experimentações e interrogações artísticas contemporâneas que envolvem a exploração de arquivos e diferentes relações entre obra e processo. A obra dessa artista oferece um interessante espaço para tais reflexões. A partir de alguns aspectos gerais do processo, será dada especial ênfase aos seguintes aspectos: publicação de documentos de processos, obras processuais, processos se transformando em obras e textura intersemiótica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinícius de Oliveira Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vinícius de Oliveira Gonçalves é mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCS/PUC-SP).

  • Cecilia Almeida Salles, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Cecilia Almeida Salles é pós-doutoranda no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes de Universidade de São Paulo (ECA/USP) e professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCS/PUC-SP).

Referências

ANDRADE, Mário de. O banquete. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1989.

ANDRADE, Oswald de. Manifesto antropófago e Manifesto da poesia pau-brasil. Revista de Antropofagia, ano I, n. 1, São Paulo, 1928. Antologia de Textos Fundadores do Comparatismo Literário Interamericano. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cdrom/oandrade/oandrade.pdf

COLAPIETRO, Vincent. Palestra no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2014.

CYPRIANO, Fabio. Anna Maria Maiolino abre 2 mostras em NY e prepara outra para SP. Folha de S. Paulo, 9 jan. 2002. Ilustrada. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u20378.shtml. Acesso em: 24 abr. 2019.

EU & TU. Roteiro, direção e montagem: Anna Maria Maiolino. Fotografia: Anna Maria Maiolino. Som: Anna Maria Maiolino e Mateus Pires. Duração: 1’40’’. Participação: Verônica Maiolino Gerchman e João Silva de Araújo. Super-8 convertido em vídeo digital em 2000 por Rafael Costa, videcom, 2008.

GONÇALVES, V. de O. O processo de criação de Anna Maria Maiolino: uma discussão referente à estética do inacabado. Farol – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes. Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Artes, n. 19B, 2018, p. 91-101.

GONÇALVES, V. de O. Procedimentos mestiços na condição pós-mídia: um estudo da obra de Anna Maria Maiolino. Nexi. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, São Paulo, PUC-SP, v. 5, 2019, p. 1-10.

GONÇALVES FILHO, Antonio. A ascensão de Anna Maria Maiolino. O Estado de S. Paulo, 13 fev. 2019.

HERKENHOFF, Paulo. A trajetória de Maiolino: uma negociação de diferenças. In: ZEGHER, Catherine de (ed.). Anna Maria Maiolino: vida afora/a life line. New York: The Drawing Center, 2002, p. XXVIII-XXXVI.

LINS, Daniel. A pele de Anna: Anna Maria Maiolino. São Paulo: Cosac Naify, 2016.

LOUIS, Murray. Dentro da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992

MAIOLINO, Anna Maria. O encontro com a arte brasileira. In: ZEGHER, Catherine de (ed.). Anna Maria Maiolino: Vida afora/A life line. New York: The Drawing Center, 2002.

MAIOLINO, Anna Maria. Anna Maria Maiolino. São Paulo: J. J. Carol Editora, 2007.

MAIOLINO, Anna Maria. Artista é destaque na Documenta em 2012. [Entrevista concedida a] Carlos Albuquerque. Documenta, 17 jun. 2012a. Notícias. Disponível em: http://www.dw.com/pt-br/artista-brasileira-%C3%A9-destaque-na-documenta-em-2012/a-16032053. Acesso em: 26 set. 2018.

MAIOLINO, Anna Maria. Banquete antropofágico. In: TATAY, Helena (org.) Anna Maria Maiolino. São Paulo: Cosac Naify, 2012b, p. 93-94.

MAIOLINO, Anna Maria. Sine Die – diário de bordo. In: LINS, Daniel. A pele de Anna: Anna Maria Maiolino. São Paulo: Cosac Naify, 2016, p. 214.

MESQUITA, Ivo. In: CYPRIANO, Fabio. Anna Maria Maiolino abre duas mostras em NY e prepara outra para SP. Folha de S. Paulo, 9 jan. 2002. Ilustrada. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u20378.shtml. Acesso em: 24 jun. 2019.

MORIN, Edgar. O método 4: as ideias – hábitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulinas, 1998.

REIS, Paulo. Arte de vanguarda no Brasil: os anos 60. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

ROLNIK, Suely. Flowerings of reality/florações da realidade. In: ZEGHER, Catherine de (ed.). Anna Maria Maiolino: Vida afora/A life line. New York: The Drawing Center, 2002. p. XVI-XVIII.

ROLNIK, Suely. Florações da realidade. Núcleo de Estudos da Subjetividade, São Paulo. p. 1-12, maio, 2006. Disponível em: https://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/suely%20rolnik.htm. Acesso em: 29 out. 2019.

SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. 2. ed. Vinhedo: Editora Horizonte, 2008.

SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística. 6ed. São Paulo: Intermeios, 2013.

SALLES, Cecilia Almeida. Crítica Genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3. ed. São Paulo: EDUC, 2008

SALLES, Cecilia Almeida. Processos de Criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017, p.119-120

TATAY, Helena (org.). Anna Maria Maiolino. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

ZEGHER, Catherine de (ed.). Anna Maria Maiolino: Vida afora/A life line. New York: The Drawing Center, 2002, p. III-XV.

ZEGHER, Catherine de. “Ciao Bella”: uma migrante por dentro e por fora. In: ZEGHER, Catherine de (ed.). Anna Maria Maiolino: Vida afora/A life line. New York: The Drawing Center, 2002.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gonçalves, V. de O. ., & Salles, C. A. . (2020). Anna Maria Maiolino sob a perspectiva da crítica de processo: vestígios da criação. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(77), 143-167. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i77p143-167