Do dois ao três, ou A reprodução da burrice paulista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i80p68-87Palavras-chave:
Burguesia, Burrice, MasculinidadeResumo
O objetivo deste artigo é analisar o projeto de adaptação cinematográfica do romance Amar, verbo intransitivo, produzido por Paulo Emílio Salles Gomes no final dos anos 1960. Propõe-se relacionar as escolhas formais e temáticas feitas pelo autor com outros aspectos significativos de sua trajetória. Espera-se, dessa maneira, recompor as posições estéticas e teóricas articuladas diante do regime militar. Nesse sentido, o recurso de Salles Gomes à ficção parece constituir um lance decisivo numa estratégia mais ampla de reconfiguração intelectual.
Downloads
Referências
ADAMATTI, Margarida M. Crítica de cinema e repressão: estética e política no jornal alternativo Opinião. São Paulo: Alameda, 2019.
A GRANDE feira. Direção: Roberto Pires. Drama. Brasil, 1961. (91 min.).
ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2002.
ANDRADE, Mário de. Amar, verbo intransitivo: idílio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013a.
ANDRADE, Mário de. Poesias completas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013b.
BAZIN, André. O que é o cinema?. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BOSI, Alfredo. Céu, inferno: ensaios de crítica literária e ideológica. São Paulo: Editora 34/Duas Cidades 2003.
CALIL, Carlos Augusto. O caderno de Paulo Emílio. In: GOMES, Paulo Emílio Salles. Cemitério. São Paulo: Cosac Naify, 2007a, p. 97-110.
CALIL, Carlos Augusto. Contra São Paulo In: GOMES, Paulo Emílio Salles. Três mulheres de três PPPês. São Paulo : Cosac Naify, 2007b, p. 179-197.
CALIL, Carlos Augusto; MACHADO, Maria Teresa (org.). Paulo Emilio: um intelectual na linha de frente.
Coletânea de textos de Paulo Emílio Salles Gomes. São Paulo: Brasiliense; Rio de Janeiro: Embrafilme 1986.
CAPITU. Direção: Paulo César Saraceni. Drama. Brasil, 1968. (105 min.).
CINEMATECA Brasileira. Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes: Produção Intelectual (PI) 0115, 0116, 0116.01 0116.02, 0117, 0117.01, 0173, 0207, 0268, 0268.01, 0281, 0282, 0296, 0455, 0486, 0486.01, 0486.2, 0486.03 0516, 0614, 0686, 0693, 0695, 0696 e 0840. Correspondência Ativa (CA) 0430, 0444 e 0585. Correspondência Passiva (CP) 1533 e 1730.
DEUS e o diabo na terra do sol. Direção: Glauber Rocha. Drama. Brasil, 1964. (120 min.).
EISENSTEIN, Serguei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
GALVÃO, Maria Rita E. Crônica do cinema paulistano. São Paulo: Ática, 1975.
GALVÃO, Maria Rita E. Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Embrafilme 1981.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Manuscrito original da primeira versão de Dina do cavalo branco. São Paulo 16 fev. 1962a. 114 p. Manuscrito + 5 folhas manuscritas de acréscimo. Série: Produção Intelectual. Suporte: documentação escrita. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0116.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Projeto de melodrama popular e moderno para o cinema bahiano. s.l., 1962b. 79 p. Datilografado + 1 cópia carbono com anotações manuscritas. Série: Produção Intelectual. Suporte: documentação escrita. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0116. 01.
GOMES, Paulo Emilio Salles. [Projeto de melodrama popular e moderno para o cinema bahiano]. São Paulo , 196-a. 71 p. Xerográfico, datilografado e manuscrito. Série: Produção Intelectual. Suporte: documentação escrita. Tipo doc.: roteiro. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0116.02.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Sequência - Diálogo - Prólogo. São Paulo, 196-b. 115 p. Manuscrito. Anotação no alto da página: “Roteiro p/ David”. Série: Produção Intelectual. Suporte: documentação escrita. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0268.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Em Memória de Helena. São Paulo, 196-c. 76 p. Xerográfico e datilografado. Série: Produção Intelectual. Suporte: documentação escrita. Tipo doc.: roteiro. Cinemateca Brasileira Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0268.01.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Projeto de comédia dramática sofisticada para o cinema paulista. S.l, 196-d. 6 p. Manuscrito. Série: Produção Intelectual. Suporte: documentação escrita. Cinemateca Brasileira Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0207.
GOMES, Paulo Emilio Salles. [Carta para Michelle Sterling]. São Paulo, 1963.04.03. 1 p. Datilografado, cópia xerográfica. Série: Correspondência. Suporte: documentação escrita. Tipo doc.: carta. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/CA. 0430.
GOMES, Paulo Emílio Salles. [Carta para Yolanda Leite]. São Paulo, 1965.01.12. 1 p. Datilografado, cópia xerográfica. Série: Correspondência. Suporte: documentação escrita. Tipo doc.: carta. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/CA. 0444.
GOMES, Paulo Emilio Salles. O Universo Fílmico do Cangaço. São Paulo, 1966a. 10 p + cópia xerográfica com 10p. Datilografia. Série: Produção Intelectual. Suporte: documentação escrita. Tipo doc.: anotação para curso. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0486.
GOMES, Paulo Emilio Salles. O Universo Fílmico do Cangaço. São Paulo, 1966b. 15 p + cópia xerográfica com 15p. Manuscrito. Série: Produção Intelectual. Suporte: documentação escrita. Tipo doc.: anotação para curso. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0486.01.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Dioguinho. São Paulo, 1966c. 55 p. Manuscrito. Resumo: análises detalhadas de filmes para uma compreensão total do universo do cangaço. Série: Produção Intelectual. Suporte: Documentação escrita. Tipo doc.: anotação para curso. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0486.02.
GOMES, Paulo Emilio Salles. [O Universo Fílmico do Cangaço]. São Paulo, 1966d. 61 p. Datilografado. Resumo: análises detalhadas de filmes para uma compreensão total do universo do cangaço. Série: Produção Intelectual. Suporte: documentação escrita. Tipo doc.: anotação para curso. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0486.03.
GOMES, Paulo Emilio Salles. [Carta para Odete Lara]. São Paulo, 3 nov. 1968a. 5 p. Manuscrito. O resumo apresentado por Paulo Emílio se transformou em roteiro. Cf. PE/PI. 0117. Resumo: envio de sinopse do roteiro baseado no romance Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade. Série: Correspondência. Suporte: Documentação escrita. Tipo doc.: carta. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/CA. 0585.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Amar, verbo intransitivo. São Paulo, 1969a. 44 p. Cópia xerográfica, datilografada. Resumo: adaptação cinematográfica do romance Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade. Série: Produção intelectual. Suporte: documentação escrita. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0117.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Roteiro e diálogos p/ Amar, verbo intransitivo. São Paulo, 1969b. 117 p. Manuscrito. Resumo: versão manuscrita do roteiro cinematográfico baseado no romance Amar verbo intransitivo, de Mário de Andrade. Série: Produção intelectual. Suporte: documentação escrita. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0117.01.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Roteiro p/ Unesco. S.l., S.d. 12 p. Manuscrito. Resumo: o cinema brasileiro e sua relação com a literatura nacional. Série: Produção Intelectual. Suporte: Documentação escrita. Tipo doc.: conferência. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CBPE/PI. 0516.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Roteiro p/ mim. São Paulo, s.d. 12 p. Manuscrito e Datilografado. Em anexo, cópia datilografada, 4 páginas, mais 1 cópia carbono, 4 páginas. Resumo: roteiro cinematográfico que tematiza o universo dos empregados e o dos patrões. Série: Produção Intelectual. Suporte: Documentação escrita. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0115.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Exposição sobre a participação das artes visuais na Semana de Arte Moderna. São Paulo, 197-. 10 p. Manuscrito. Resumo: um balanço sobre o desenvolvimento desigual e combinado da literatura e das artes no Modernismo brasileiro. Série: Produção Intelectual. Suporte: Documentação escrita. Tipo doc.: anotação para curso. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0840.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Tortuto. São Paulo, 1970a. 1 p. Manuscrito. Referência à Rua Tutóia, onde funcionou uma unidade da OBAN, órgão de repressão na ditadura militar (1964-1984). Série: Produção Intelectual. Suporte: Documentação escrita. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0282.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Paris 1944 curvou-se ante São Paulo 1970. São Paulo, 1970b. 1 p. Manuscrito. Série: Produção Intelectual. Suporte: Documentação escrita. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0281.
GOMES, Paulo Emilio Salles. O cinema brasileiro na década de trinta. São Paulo, 1973.02.16. 26 p. Manuscrito. Resumo: a sobrevivência do cinema brasileiro e suas principais personalidades na década de 30. Série: Produção Intelectual. Suporte: Documentação. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0296.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Possibilidade de um filme de longa-metragem em torno do cinema paulista de 1934 a 1949. São Paulo, s.d. 23 p. Manuscrito. Resumo: projeto de filme sobre o cinema paulista de 1934 a 1949. Série: Produção Intelectual. Suporte: documentação escrita. Cinemateca Brasileira Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0173.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Possibilidade de um filme de longa-metragem em torno do cinema paulista de 1934 a 1949. São Paulo, S.d. 15 p. Datilografado e Manuscrito. Resumo: roteiro para um filme sobre o cinema paulista de 1934 a 1949. Série: Produção Intelectual. Suporte: Documentação escrita. Tipo doc.: roteiro. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0614.
GOMES, Paulo Emilio Salles. P/ Curitiba. Curitiba, 1974. 10 p. Manuscrito. Resumo: breve panorama das ideias cinematográficas brasileiras. Série: Produção Intelectual. Suporte: Documentação escrita. Tipo doc.: conferência. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0455.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Circo. São Paulo, 1977a. 1 p. Manuscrito. O documento contém um envelope que indica a procedência do estudo: IDART. Resumo: análise de trabalho sobre o circo na cidade de São Paulo . Série: Produção Intelectual. Suporte: Documentação escrita. Tipo doc.: anotação. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0686.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Circo Arquitetura. São Paulo, 1977b. 3 p. Manuscrito. O documento contém um envelope que indica a procedência do estudo: IDART. Resumo: análises de trabalhos sobre o circo e sua arquitetura, o metrô, a salão de convenções do Anhembi. Série: Produção Intelectual. Suporte: Documentação escrita. Tipo doc.: anotação. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0693.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Arquitetura. São Paulo, 1977c.03.00. 11 p. Manuscrito. Resumo: análise geral dos trabalhos sobre circo, arquitetura, metrô e o Anhembi. Série: Produção Intelectual. Suporte: Documentação escrita. Tipo doc.: anotação. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0695.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Lanterna de fogo. São Paulo, 1977d. 15 p. Manuscrito. Resumo: anotações para uma análise geral dos trabalhos realizados no IDART sobre circo, artes cênicas e teatro anarquista. Série: Produção Intelectual. Suporte: Documentação escrita. Tipo doc.: anotação. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/PI. 0696.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo: Perspectiva/ Edusp, 1974. (Estudos).
GOMES, Paulo Emílio Salles. Crítica de cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1981.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Vontade de crônica sobre o Circo Piolim solidariamente armado à Praça Marechal Deodoro. In: CALIL, Carlos Augusto; MACHADO, Maria Teresa (org.). Paulo Emilio: um intelectual na linha de frente. Coletânea de textos de Paulo Emílio Salles Gomes. São Paulo: Brasiliense; Rio de Janeiro: Embrafilme, 1986a, p. 46-51.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Variação de enterrado vivo. In: CALIL, Carlos Augusto; MACHADO, Maria Teresa (org.). Paulo Emilio: um intelectual na linha de frente. Coletânea de textos de Paulo Emílio Salles Gomes. São Paulo: Brasiliense; Rio de Janeiro: Embrafilme, 1986b, p. 229-231.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Cemitério, mais a peça teatral Destinos. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Três mulheres de três PPPês. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Uma situação colonial?. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
GOMES, Paulo Emílio Salles; TELLES, Lygia Fagundes. Capitu. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Ciências Sociais Hoje, 1984, p. 223-244.
HEYEMANN, Luciana. Indivíduo, memória e resíduo histórico: uma reflexão sobre arquivos pessoais e o caso Filinto Müller. Estudos históricos, n. 19, 1997, p. 41-66.
KINZO, Carla M. Amar, verbo intransitivo: conjugações. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
LARA, Odete. [Carta para Paulo Emilio Salles Gomes]. Rio de Janeiro, 1968.04.15. 1 p. Datilografado. A sinopse (PE/CA. 0585) enviada por Paulo Emílio se transformou em roteiro cf. PE/PI. 0117. Resumo: agradece o envio da sinopse de ‘Amar, verbo intransitivo’, de Mário de Andrade e informa estar extremamente atarefada com filmagens, mas insiste na relevância do trabalho e promete para julho a retomada da conversa em torno de um filme sobre o assunto. Série: Correspondência. Suporte: Documentação escrita. Tipo doc.: carta. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/CP. 1533.
LIÇÃO de amor. Direção: Eduardo Escorel. Drama. Brasil, 1975. (85 min.).
LUFT, Celso. Da linguagem de Paulo Emílio. In: GOMES, Paulo Emílio Salles. Três mulheres de três PPPês. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MACUNAÍMA. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Comédia. Brasil, 1969. (108 min.).
MASSI, Augusto. Esquema para curso. In: GOMES, Paulo Emílio Salles; TELLES, Lygia Fagundes. Capitu. São Paulo: Cosac Naify, 2008, p. 185-196.
MEMÓRIA de Helena. Direção: David Neves. Biografia. Drama. Brasil, 1969. (80 min.).
MENDES, Adilson I. Trajetória de Paulo Emilio. Cotia: Ateliê Editorial, 2013.
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira (1933-1974): pontos de partida para uma revisão histórica. São Paulo: Editora 34, 2014.
NAPOLITANO, Marcos. Coração civil: a vida cultural brasileira sob o regime militar (1964-1985). São Paulo: Intermeios/ PPGHS-USP, 2017.
O DESAFIO. Direção: Paulo César Saraceni. Drama. Brasil, 1965. (94 min.).
PINTO, Pedro Plaza. Paulo Emilio e a emergência do Cinema Novo: débito, prudência e desajuste no diálogo com Glauber Rocha e David Neves. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2008.
PONTES, Heloisa. Destinos mistos: os críticos do Grupo Clima em São Paulo (1940-68). São Paulo: Companha das Letras, 1998.
ROBERTO Carlos em ritmo de aventura. Direção: Roberto Farias. . Aventura. Musical. Brasil, 1968. (97 min.).
RODRIGUES, Lidiane Soares. A produção social do marxismo universitário em São Paulo: mestres, discípulos e um “seminário” (1958-1978). Tese (Doutorado em História Social). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
SARACENI, Paulo César. [Carta para Paulo Emilio Salles Gomes]. S.l., S.d. 2 p. Datilografado e xerográfico. Levando em consideração os filmes citados no documento, a correspondência pode ser datada entre os anos 1964 a 1967. Resumo: relato sobre a carreira do filme “O desafio” em alguns festivais na Europa e as ideias em torno da adaptação de “Dom Casmurro”. Série: Correspondência. Suporte: Documentação escrita. Tipo doc.: carta. Cinemateca Brasileira, Arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. Acesso: BR CB PE/CP. 1730.
SCHWARZ, Roberto. Forma excêntrica de luta de classes. Piauí, n. 10, 2007.
SCHWARZ, Roberto. Um romance paulista. In: TAVARES, Zulmira Ribeiro. O nome do bispo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 228-231.
SCHWARZ, Roberto. O pai de família e outros estudos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SOUZA, José Inacio de Melo. Paulo Emilio no Paraíso. Rio de Janeiro: Record, 2002.
TAVARES, Zulmira Ribeiro. Café pequeno. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
TEM coca-cola no vatapá. Direção: Pedro Farkas e Rogério Corrêa. Documentário. Brasil, 1975. (35 min.).
TERRA em transe. Direção: Glauber Rocha. Drama. Brasil, 1967. (106 min.).
TRUE heart Susie. Direção: David Griffith. Drama. Romance. EUA, 1919. (86 min.).
VIDAS secas. Direção: Nelson Pereira dos Santos. Drama. Brasil, 1963. (103 min.).
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz & Terra, 2001.
ZANATTO, Rafael. Paulo Emílio e a cultura cinematográfica: crítica e história na formação do cinema brasileiro (1940-1977). Tese (Doutorado em História). Universidade Estadual Paulista, Assis, 2018.
ZANATTO, Rafael. Paulo Emílio e Os Filmes na Cidade (1966): a gênese da comédia musical. Rebeca, v. 9, 2021, p. 272-293.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.