Gilda & Mário: notas temáticas e estilo musical
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i82p133-149Palavras-chave:
Gilda de Mello e Souza, Mário de Andrade, músicaResumo
O presente texto endossa a suspeita de Bento Prado Jr. (1937-2007) de que haveria certa continuidade entre os temas e o estilo de Mário de Andrade (1893-1945) e Gilda de Mello e Souza (1919-2005). Tomando a música como paradigma, ao retomar, uma a uma, as relações temáticas propostas por Prado Jr., propõe-se pensar o conceito marioandradiano de inacabado como um elemento da estética de Gilda. Espera-se, com isso, contribuir para uma compreensão mais aprofundada da forma ensaística em nossa autora enquanto um posicionamento, mais do que teórico, social.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. O ensaio como forma In: Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012, p. 15-45.
ANDRADE, Mário Raul Moraes de. Primeira Parte: Ensaio sobre a Música Brasileira In: ANDRADE, Mário Raul Moraes de. (Org.). Ensaio sobre a Música Brasileira. 3. ed. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972, p. 11-73.
ANDRADE, Mário Raul Moraes de. O artista e o artesão In: O baile das quatro artes. São Paulo: Martins Editora, 1943, p. 7-28 (Coleção Mosaico, v. 2).
ANDRADE, Mário Raul Moraes de. O banquete. 3. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2004.
ARÊAS, Vilma. O motivo da flor In: MATTOS, Franklin de; MICELI, Sergio. (Orgs.). Gilda, a paixão pela forma. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul./São Paulo: Fapesp, 2007, p. 125-138
ARRIGUCCI JR., Davi. Gilda In: MATTOS, Franklin de; MICELI, Sergio. (Orgs.). Gilda, a paixão pela forma. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul./São Paulo: Fapesp, 2007, p. 171-184.
DESAN, Philippe (Org.). Essai (genre) In: Dictionnaire de Michel de Montaigne. Paris: Honoré Champion Éditeur, 2007, p. 398-401.
FERNANDES, Florestan. Resenha de “A Moda no Século XIX. Ensaio de Sociologia Estética”. Anhembi, 1952, v. IX, n. 25, p. 139-140.
LUKÁCS, Georg (1911). Sobre a forma e a essência do ensaio: carta a Leo Popper In: A alma e as formas: ensaios. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, p. 31-53 (Coleção Filô).
MELLO E SOUZA, Gilda Rocha de. A idéia e o figurado. 1. Ed. São Paulo, Duas Cidades, Ed. 34, 2005.
MELLO E SOUZA, Gilda Rocha de. A palavra afiada: Gilda de Mello e Souza. Organização, introdução e notas Walnice Nogueira Galvão. 1. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2014.
MELLO E SOUZA, Gilda Rocha de. Exercícios de leitura. 2 ed. São Paulo, Duas Cidades, Ed. 34, 2009.
MELLO E SOUZA, Gilda Rocha de. O tupi e o alaúde: uma interpretação de Macunaíma. 2. ed. São Paulo, Duas Cidades, Ed. 34, 2003.
MELLO E SOUZA, Gilda Rocha de. A visita. O Estado de São Paulo, Suplemento Literário, São Paulo, 1958, p. 3.
MELLO E SOUZA, Gilda Rocha de. Rosa pasmada In: Revista Magma, nº 7, 2001, p. 9-19. Notas críticas inéditas de Mário de Andrade. (Originariamente publicado na Revista Clima, nº 12, 1943). Disponível em: http://dtllc.fflch.usp.br/sites/dtllc.fflch.usp.br/files/m7.pdf. Acesso em: 18. fev. 2022.
MELLO E SOUZA, Gilda Rocha de. Week-end com Teresinha. In: Clima, n. 1, São Paulo, 1941, p. 76-103.
PRADO JR., Bento de Almeida Ferraz. Gilda de Mello e Souza. Discurso, nº 26, 1996.
PRADO JR., Bento. Entre Narciso e o colecionador ou o ponto cego do criador. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (São Paulo), n. 43, set. 2006, p. 9-36. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34541/37279. Acesso em: 11. out. 2021.
ROCHA, Gilda de Morais. Armando deu no macaco In: Clima, n. 7, São Paulo, 1941.
WAIZBORT, Leopoldo. Ensaio In: As aventuras de Georg Simmel. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013, p. 35-73.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.