As fotografias de Mário de Andrade com o robe de chambre
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i83p192-210Palavras-chave:
Mário de Andrade, fotografia, robe de chambreResumo
O artigo apresenta uma análise das fotografias de Mário de Andrade vestido com o robe de chambre em casa. Guardado no Arquivo do IEB, o “Lote Mário de Andrade em casa” tem nove documentos fotográficos que retratam o autor de Pauliceia desvairada com o robe de chambre em casa, sempre em ação. Nas cenas fotografadas, o intelectual está cercado de obras de arte, livros, objetos de estudo e trabalho. Ao repassar as publicações por onde essas fotos circularam, pretendi analisar os regimes de visibilidade da imagem do escritor projetada por Mário de Andrade nessas fotografias, e a política da pose no sentido de afirmação do lugar do intelectual. Trata-se de uma pesquisa incipiente, a ser desenvolvida no âmbito do programa de pós-doutorado do Instituto de Estudos Brasileiros da USP.
Downloads
Referências
AMARAL, Aracy. Como era Mário de Andrade?. In: AMARAL, Aracy. Textos do Trópico de Capricórnio: artigos e ensaios (1980-2005). Vol. 1: Modernismo, arte moderna e o compromisso com o lugar. São Paulo: Editora 34, 2006, p. 36-41.
ANDRADE, Mário. “Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cincoenta”: uma “autobiografia” de Mário de Andrade. Curadoria e texto Telê Ancona Lopez; texto Mário de Andrade. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 10 ago. - 2 out. 1992.
ANDRADE, Mário de. A imagem de Mário: fotobiografia de Mário de Andrade. Introdução Telê Ancona Lopez; texto crítico Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Edições Alumbramento; Livroarte, 1998.
ANDRADE, Mário de; CORRÊA, Pio Lourenço. Pio & Mário: diálogo da vida inteira. A correspondência entre o fazendeiro Pio Lourenço Corrêa e Mário de Andrade. 1917-1945. Traços biográficos Antonio Candido, introdução Gilda de Mello e Souza. Estabelecimento do texto e notas Denise Guaranha, estabelecimento do texto, das datas e revisão ortográfica Tatiana Longo Figueiredo. São Paulo: Edições Sesc SP; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2009.
BARBOSA, Francisco de Assis. Os intelectuais puros venderam-se aos “donos da vida”. Acusa Mário de Andrade: “Todos são responsáveis”. Diretrizes, ano VII, n. 184, janeiro, 6, 1944, p. 2; p. 25-26. Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=163880&Pesq=m%c3%a1rio%20de%20andrade&pagfis=5625. Acesso em: nov. 2022.
BATISTA, Marta Rossetti (Org.). Coleção Mário de Andrade: religião e magia, música e dança, cotidiano. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
BATISTA, Marta Rossetti; LIMA, Yone Soares de. Coleção Mário de Andrade: artes plásticas. Apresentação José Mindlin. 2ª edição revista e ampliada. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, 1998.
BERGER, John. Para entender uma fotografia. Organização, introdução e notas Geoff Dyer. Tradução Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
BOUCHER, François. Histoire du costume en occident de l’antiquité a nos jours. Paris: Éditions Flammarion, 1965.
BOUCHER, François. História do vestuário no Ocidente: das origens aos nossos dias. Tradução André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
BRAGA-PINTO, César. A sexualidade de Mário de Andrade: a prova dos nove. In: ANDRADE, Gênese (Org.). Modernismos 1922-2022. Consultor: Jorge Schwartz. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 507-545.
CALLAN, Georgina O’Hara. Enciclopédia da moda: de 1840 à década de 90. Tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CASTRO, Moacir Werneck de. Mário de Andrade: exílio no Rio. [recurso eletrônico]. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
CHENOUNE, Farid. Des modes et des hommes: deux siècles d’élégance masculine. Paris: Flammarion, 1993.
DIDEROT, Denis. Lamentações sobre meu velho robe. Serrote, n. 11, jul. 2012, p. 104-109.IEB/USP. Instituto de Estudos Brasileiros. Universidade de São Paulo. Catálogo Eletrônico. Disponível em: http://200.144.255.59/catalogo_eletronico/consultaDocumentos.asp. Acesso em: nov. 2021.
LOPEZ, Telê Porto Ancona (Org.). Eu sou trezentos, eu sou trezentos e cincoenta: Mário de Andrade visto por seus contemporâneos. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
MÁRIO FAZ 100 ANOS. 100 obras-primas da Coleção Mário de Andrade – pintura e escultura. Instituto de Estudos Brasileiros, 9 out. - 9 dez. 1993.
MOLLOY, Sylvia. A política da pose. In: MOLLOY, Sylvia. Figurações: ensaios críticos. Tradução Gênese Andrade. São Paulo: Editora 34, 2022, p. 120-133.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. Ilustrações de Pedro Rafael. 5ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
REMAURY, Bruno; KAMITSIS, Lydia. Dictionnaire international de la mode. Paris: Editions du Regard, 2004.
SCHOEFFLER, O. E.; GALE, William. Esquire’s Encyclopedia of 20th century men’s fashions. New York: McGraw-Hill, 1973.
SOUZA, Gilda de Mello e. Mário de Andrade em família. In: SOUZA, Gilda de Mello e. A palavra afiada. Organização, introdução e notas Walnice Nogueira Galvão. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2014, p. 189-204.
TERMINOLOGIA do vestuário: português; espanhol-português; inglês-português; francês-português. São Paulo: Escola Senai “Engº. Adriano José Marchini”-Centro Nacional de Tecnologia em Vestuário, 1996.
VOLPI, Maria Cristina. Estilo urbano: modos de vestir na primeira metade do século XX no Rio de Janeiro. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.