Lula na primeira página da Folha: a linguagem da vidraça trincada, a imagem do tiro no coração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i86p142-154

Palavras-chave:

Fotojornalismo, Imaginário, Linguagem

Resumo

Este trabalho investiga as variações epistemológicas nas abordagens da fotografia como imagem e como linguagem. A partir do retrato de Lula destacado na capa da Folha de S. Paulo em 19 de janeiro de 2023, refletimos sobre as bases conceituais da fotografia jornalística e compreendemos seus apelos ao imaginário. A abordagem é de natureza filosófica, analisando as contradições entre diferentes perspectivas teóricas. Concluímos que a fotografia é uma forma de compreender o mundo, na qual ela não é tomada como sua representação e sim percebida como sua parte intrínseca.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Taís Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Ana Taís Martins é bolsista PQ2-CNPq, professora titular e chefe do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integrante do comitê diretor do Centre de Recherches Internationales sur l’Imaginaire (CRI2i) e líder do Imaginalis – Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário (CNPq/UFRGS).

  • Rayane Lacerda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Rayane Lacerda é doutoranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS) e membro do Imaginalis – Grupo de Pesquisa sobre Comunicação e Imaginário (CNPq/UFRGS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Referências

ALENCASTRO, Bruno. Retrato de Pepe Mujica. Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=948601951823436&set=t.100000209190235&type=3. Acesso em: 2 jul. 2023.

ALMARAZ, Afton. Fujifilm-x. Disponível em: https://fujifilm-x.com/en-us/exposure-center/creating-with-multiple-exposures. Acesso em: 14 ago. 2023.

BARROS, Ana Taís Martins Portanova. A permeabilidade da fotografia ao imaginário. Fronteiras Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 11, n. 3, setembro-dezembro 2009, p. 185-191. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/251860/000729324.pdf?sequence=1. Acesso em: 2 jul. 2023.

BARROS, Ana Taís Martins Portanova. Comunicação e Imaginário: algumas contribuições da Escola de Grenoble. In: LEÃO, Lúcia (Org.). Processos do imaginário. São Paulo: Képos, 2016. p. 345-366.

BARROS, Ana Taís Martins Portanova. Do obstáculo especular à ilusão epistemológica na teoria da fotografia. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, jan.-jun. 2014, p. 219-234. Disponível em:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p219-234. Acesso em: 2 jul. 2023.

BARROS, Ana Taís Martins Portanova. Sob o nome de real: imaginários no jornalismo e no cotidiano. Porto Alegre: Armazém Digital, 2008.

BILÓ, Gabriela. 1 fotografia. Folha de S. Paulo. São Paulo, n. 34.259, 19 jan. 2023, p. 1. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/fac-simile/2023/01/19. Acesso em: 19 jan. 2023.

BOURDIEU, Pierre et al. Un art moyen. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003.

CLÉO das cinco às sete. Direção: Agnès Varda. França/Itália, 1962. (90 min).

DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no Ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 2012.

DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Lisboa: Edições 70, 1993.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FLUSSER, Vilém. Comunicologia: reflexões sobre o futuro. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

FOLSCHEID, Dominique; WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia filosófica. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GOMES, Wilson. Um tiro na vidraça, outro no coração. Cult, São Paulo, 20 jan. 2023. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/um-tiro-na-vidraca-outro-no-coracao. Acesso em: 14 ago. 2023.

GUNTHERT, André. L’image partagée: la photographie numérique. Paris: Éditions Textuel, 2015.

JORNAIS do Brasil. Evolução da circulação total. Evolução da circulação impressa. Evolução da circulação digital. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2023/02/circulacao-jornais-no-impresso-digital-ivc-2015-2022-1.png. Acesso em: 2 jul. 2023.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Funarte/Brasiliense, 1984.

MACHADO, Arlindo. A fotografia sob o impacto da eletrônica. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998, p. 309-317.

POIVERT, Michel. La photographie est-elle une « image »?. Études photographiques, n. 34, 2016. Disponível em: http://journals.openedition.org/etudesphotographiques/3594. Acesso em: 2 jul. 2023.

ROUILLÉ, A. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro, Graal, 1989.

SILVA, Gislene. Para pensar os critérios de noticiabilidade. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. II, n. 1, p. 95-107, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2091. Acesso em: 26 out. 2023.

WUNENBURGER, Jean-Jacques. A árvore de imagens. Tradução de Ana Taís Martins Portanova Barros. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 41, p. 58-69, jan.-abr. 2018. http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583201841.58-69.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Martins, A. T. ., & Lacerda, R. (2023). Lula na primeira página da Folha: a linguagem da vidraça trincada, a imagem do tiro no coração. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(86), 142-154. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i86p142-154

Dados de financiamento