As polêmicas literárias e o difícil reconhecimento da poesia de Cruz e Sousa
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316901X.n87.2024.e10685Palavras-chave:
Simbolismo, Cruz e Sousa, Polêmicas literáriasResumo
A resenha apresenta e analisa o livro Cruz e Sousa na imprensa carioca: do Missal aos Últimos sonetos (1893-1905), de Alvaro Santos Simões Junior, destacando o cuidado com que o autor reproduz relevante documentação sobre a obra do poeta simbolista e, principalmente, a amplitude com que estuda o contexto de publicação de sua obra e as primeiras avaliações críticas. Chamam atenção a originalidade do material recolhido, a profusão de aspectos que o autor mobiliza para caracterizar a manifestação do Simbolismo e o conturbado percurso do poeta negro que se tornaria seu principal representante no Brasil.
Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 32. ed. São Paulo: Cultrix, 1994.
COUTINHO, Afrânio (Ed.). Cruz e Sousa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1979. (Fortuna Crítica, v. 4).
HARDMAN, Francisco Foot. A ideologia paulista e os modernistas. São Paulo: Editora Unesp, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2024 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.