“Iracema voou” para a América... e o Brasil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.88.2024.229328

Palavras-chave:

Globalização, Imigração, Identidade nacional

Resumo

Por meio da análise de “Iracema voou”, procuro demonstrar como a canção coloca um ponto de vista crítico ao processo de imigração de brasileiros para os Estados Unidos em contexto de globalização e de crise econômica no país nos anos 1990. Tomo como hipótese que a matéria cantada de Chico Buarque redimensiona as perspectivas de Brasil como nação e de identidade nacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Vieira dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

    Daniela Vieira dos Santos é pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos de Migrações Internacionais da Universidade Estadual de Campinas (Cemi/Unicamp), cocoordenadora da linha de pesquisa Hip Hop em Trânsito do Cemi e diretora, em parceria, da coleção de livros Hip Hop em Perspectiva, da editora Perspectiva.

Referências

ADONIRAN Barbosa. Iracema. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZOIx8p9hbN8. Acesso em: 10 jan. 2024.

ALENCAR, José de. (1865). Iracema. São Paulo: Penguin/Companhia das Letras, 2016.

ARANTES, Paulo Eduardo. A fratura brasileira do mundo: visões do laboratório brasileiro da mundialização. In: ARANTES, Paulo Eduardo. Zero à esquerda. São Paulo: Conrad Livros, 2004, p. 25-77. (Coleção Baderna).

ASSIS, Glaucia de Oliveira. Emigrantes brasileiros para os EUA e a (re)construção da identidade étnica. In: TORRES, Sonia (Ed.) Raízes e rumos: perspectivas interdisciplinares em estudos americanos. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2001, p. 199-211.

BARBOSA, Adoniran. (1956). Iracema. Intérpretes: Adoniran Barbosa e Clara Nunes. In: BARBOSA, Adoniran. Adoniran Barbosa e convidados. Rio de Janeiro: EMI, 1975. Faixa 11.

BUARQUE, Chico. Bye bye, Brasil. In: BUARQUE, Chico. Vida. Philips/Polygram, CD 518 218-2, 1980.

BUARQUE, Chico. Semana Chico Buarque. Entrevista à Rádio Eldorado. Por Geraldo Leite. Textos – Entrevistas, 1989. Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/textos. Acesso em: 10 fev. 2024.

BUARQUE, Chico. (1980). Bye bye, Brasil. In: BUARQUE, Chico. Vida. Philips/Polygram, CD 518 218-2, 1993.

BUARQUE, Chico. (1966). A banda. In: BUARQUE, Chico. Chico Buarque de Hollanda. RGE, CD, 1997a.

BUARQUE, Chico. (1966). Pedro Pedreiro. In: BUARQUE, Chico. Chico Buarque de Hollanda. RGE, CD, 1997b.

BUARQUE, Chico. As cidades. BMG/RCA, CD 7432183233-2, 1998a.

BUARQUE, Chico. Entrevista a Meus caros amigos. Entrevistadores: Ana Miranda, Regina Echeverria, Plínio Marcos, José Arbex Jr., Carlos Tranjan, Marco Frenette, Jhonny, Walter Firmo, Sérgio de Souza. Textos – Entrevistas, 1998b. Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/textos. Acesso em: 10 fev. 2024.

BRASILEIROS no mundo: diretório das comunidades brasileiras no exterior, Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2009.

CHAKRABARTY, Dipesh. Provincializing Europe: postcolonial thought and historical difference. Princeton: Princeton University Press, 2000.

COUTO, Fernando Marcílio Lopes. Chico Buarque: música, povo e Brasil. 2007. 163f. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2007.

CUNHA, Rubelise da. O outro lado do espelho: a representação contemporânea do indígena no Brasil. In: SANTOS, Eloína Prati dos; CUNHA, Rubelise da (Org.). Perspectivas da literatura ameríndia no Brasil, Estados Unidos e Canadá 2. v. 2. Rio Grande: NEC-FURG, 2007, p. 1-32.

FISCHER, Luís Augusto. A Iracema de Chico. In: FERNANDES, Rinaldo de (Org.) Chico Buarque do Brasil. Rio de Janeiro, Garamond/Fundação Biblioteca Nacional, 2004, p. 285-296.

GOZA, Franklin. A imigração brasileira na América do Norte. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, Campinas, v. 9, n. 1, 1992, p. 65-82. Disponível em: https://rebep.org.br/revista/article/view/515. Acesso em: 10 fev. de 2024.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2005.

HOLLANDA, Chico Buarque. Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br. Acesso em: 10 fev. de 2024.

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

IANNI, Otávio. Globalização: novo paradigma das ciências sociais. Estudos Avançados, USP, São Paulo, v. 8, n. 21, 1994, p. 147-163. https://doi.org/10.1590/S0103-40141994000200009.

IRACEMA, uma transa amazônica. Direção: Jorge Bodanzky; Orlando Senna. Brasil/Alemanha Ocidental, 1974. (91 min.).

JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade de consumo. Tradução de Vinícius Dantas. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 12, jun. 1985, p. 16-26. Disponível em: https://novosestudos.com.br/produto/edicao-12. Acesso em: 10 fev. de 2024.

JAMESON, Fredric. Notas sobre a globalização como questão filosófica. In: JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. Trad. Maria Elisa Cevasco. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 43-72.

MARQUES, Welisson. Aspectos históricos do ensino de língua inglesa no Brasil: uma análise discursiva do sujeito na publicidade audiovisual de cursos de idiomas. Alfa, São Paulo, v. 65, e8277, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-5794-e8277.

MELO, Carlos; SARRUMOR, Laert. Xingu disco. In: Língua de Trapo. Língua de Trapo. São Paulo: Lira Paulistana, 1982. 1 LP. Faixa 6.

MENESES, Adélia Bezerra de. Figuras do feminino na canção de Chico Buarque. 2. ed. São Paulo: Ateliê, 2001.

MIGNOLO, Walter; PINTO, Júlio Roberto. A modernidade é um fato universal? Reemergência, desocidentalização e opção decolonial. Civitas, Porto Alegre, v. 15, n. 3, 2015, p. 381-402. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2015.3.20580

ORTIZ, Renato. Diversidade cultural e cosmopolitismo. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, v. 47, ago. 1999. https://doi.org/10.1590/S0102-64451999000200005.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2000.

ORTIZ, Renato. Globalização: notas sobre um debate. Sociedade e Estado, v. 24, n. 1, 2009. https://doi.org/10.1590/S0102-69922009000100010.

ORTIZ, Renato; MICHETTI, Miqueli; NICOLAU NETTO, Michel. Distinção e globalização. Belo Horizonte: Fino Traço, 2023.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005, p. 117-142. (Colección Sur Sur).

RIBEIRO NETO, Amador. As cidades. In: FERNANDES, Rinaldo de (Org.). Chico Buarque do Brasil. Rio de Janeiro: Garamond/Fundação Biblioteca Nacional, 2004, p. 167-183.

ROSENFELD, Anatol. A teoria dos gêneros. In: ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2000, p. 15-36.

SANTOS, Daniela Vieira. As representações de nação nas canções de Chico Buarque e Caetano Veloso: do nacional-popular à mundialização. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade Estadual de Campinas, 2014.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2013.

SCHWARZ, Roberto. Fim de século. In: SCHWARZ, Roberto. Sequências brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 155-162.

SEBE, José Carlos. Cancioneiro de um brasil ambulante: NYC como destino. Literatura e Sociedade, n. 9, São Paulo: Universidade Estadual de São Paulo, 2006, p. 178-169. Disponível em: http://revistas.usp.br/ls/issue/view/1488. Acesso em: 22 jul. 2014.

SILVA, Fernando de Barros e. Chico Buarque. São Paulo: Publifolha, 2004. (Folha explica)

SILVA, Maria Rita de Sousa. Iracema, do épico ao pop: influências do Romantismo na música popular brasileira. Crátilo: Revista de Estudos Linguísticos e Literários. Patos de Minas: Unipam, (1), ano 1, 2008, p. 95-107.

SIQUEIRA, Sueli. O sonho frustrado e o sonho realizado: as duas faces da migração para os EUA. Nuevo Mundo Mundos Nuevos [En ligne], Débats, jun. de 2007. https://doi.org/10.4000/nuevomundo.5973.

TROPICÁLIA (remastered 2006). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1Z1qNsm-NUk&ab_channel=CaetanoVeloso-Topic. Acesso em: 10 jan. 2024.

VELOSO, Caetano. Tropicália. In: VELOSO, Caetano. Tropicália ou Panis et circenses. Philips, 1968. Lado A. Faixa 1.

WISNIK, José Miguel; WISNIK, Guilherme. O artista e o tempo. In: WISNIK, José Miguel. Sem receita: ensaios e canções. São Paulo: Publifolha, 2004, p. 243-259.

Downloads

Publicado

2024-09-06

Edição

Seção

Dossiê: Chico Buarque, 80 anos

Como Citar

Santos, D. V. dos. (2024). “Iracema voou” para a América... e o Brasil?. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(88), 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.88.2024.229328